logo RCN
EDITORIAL

Chegou a hora

Chegamos a um ponto de total descontrole das instituições e a implantação de um regime totalitário onde o rei não tem coroa nem a proteção divina.

Fazendo com que um cachorro grande e feroz se sinta mais fraco do que um pinscher, só porque ele rosna e mostra os dentes, é a melhor forma de dominá-lo. Um rottweiler acaba se achando um poodle e se submete, até teme, um sujeito que ele faria em pedacinhos em 10 segundos. As vezes é preciso que este cachorro lata forte e de surpresa para que percebam seu tamanho e força.

O povo brasileiro está assim, acreditando ser menor e mais fraco do que realmente é. Adrilles Reis Jorge, um poeta, comentarista político e jornalista brasileiro, deu um latido muito forte, durante um evento no final de semana passado em Belo Horizonte, que levou muita gente a despertar. Um discurso suicida, mas um exemplo de que precisamos lutar pelo cumprimento de nossa Constituição.

“Em nome da democracia o povo tem de ir para as ruas e pedir o impeachment de um homem que está atropelando a democracia...”, bradou Adrilles.

Segundo ele, quem não foi eleito não tem direito a impor nada aos cidadãos, não pode agir como quiser. “E todo deputado, senador e jornalista que não disser isto é um traidor da Pátria”.

  O cara mostrou uma coragem que poucos tem. Por falar muito menos do que isso muitos já foram investigados e presos no Brasil. Ele está certo, mas é um forte candidato a receber a visita daquele uber black da PF na madrugada, ainda essa semana. Mas, desta vez ele não está sozinho, além dos que o aplaudiram, muitos atraídos pelo eco causado na internet inteira estão se juntando a ele, pois se sentiram de alma lavada.

Um outro homem, também corajoso, o desembargador aposentado de Brasília, Sebastião Coelho, estava certo. Os integrantes do suprema corte são as pessoas mais odiadas desse país.

Que estes discursos sirvam de inspiração para que as pessoas de bem saiam debaixo da cama. Paz sem voz não é paz, é medo. Quando as instituições impõe um regime de medo e terror ao povo alguma coisa não está funcionando do jeito que deveria.

Muitas pessoas ainda não se deram conta da tirania que tomou conta do Brasil. Muitas delas não foram tocadas diretamente pelo autoritarismo e pela ditadura, mas se continuarmos a aceitar passivamente tudo isso que está acontecendo ninguém vai escapar. O monstro totalitário anda sempre muito faminto o que o leva a  devorar até o mais próximo quando olha em sua geladeira e vê que não há mais conservadores.

Como a nossa democracia é relativa é necessário termos preocupações quanto a integridade destes que afrontam, enfrentam, o poder constituído. Falaram a verdade, mas hoje a verdade é considerada crime. Quando falar uma frase, normal em qualquer democracia, é um ato de coragem, então não estamos mais em uma democracia.

O chamado é para todos e a salvação é uma necessidade urgente.

O Congresso Nacional  que dorme em berço esplendido parece que está acordando. Pelo jeito sentiu que a geladeira está ficando vazia e que os 594 legisladores é o que sobrou na despensa e também serão devorados em breve.

O Legislativo, após grande tempo de passividade deixando que fosse violável, reagiu à suprema corte e rapidamente votou, na CCJ,  a matéria do marco temporal e já buscam a votação sobre a criminalização do aborto e do porte de drogas.

Que nossos representantes, de agora em diante, continuem acordados.

Texto escrito baseado nos comentários da OILUIZ TV e do comentarista Alexandre Garcia

Medo Anterior

Medo

A decadência das instituições Próximo

A decadência das instituições

Deixe seu comentário

EDITORIAL