Palhaços
Dezembro é o mês da comemoração universal do palhaço e é celebrado em 10 de dezembro. Esta data foi criada para homenagear esses profissionais, que ficaram populares através de suas participações em circos. Afinal de contas, um circo sem palhaço não é nada divertido!
A palavra palhaço deriva do italiano paglia, que quer dizer palha, que era o material usado no revestimento de colchões. O nome começou a ser usado porque a primitiva roupa desse cômico era feita do mesmo pano e revestimento dos colchões: um tecido grosso e listrado, e afofada nas partes mais salientes do corpo com palha, fazendo de quem a vestia um verdadeiro "colchão" ambulante. Esse revestimento de palha os protegia das constantes quedas e estripulias.
O palhaço é lírico, inocente, ingênuo, angelical e frágil. O palhaço não interpreta, ele simplesmente é. Ele não é um personagem, ele é o próprio ator expondo-se, mostrando sua ingenuidade. Na busca desse estado, o ator não busca construir um personagem, mas sim encontrar essas energias próprias, tentando transformá-las em seu corpo.
Embora vinculado aos circos, o palhaço atua também em espetáculos abertos, em teatros, em programas de televisão ou em qualquer outro ambiente.
É o personagem que tem a tarefa de entreter o público durante as apresentações, especialmente no circo. É geralmente vestido de um jeito engraçado, com trajes desproporcionais e multicoloridos, com aplicações de pinturas (maquiagens) especiais e acessórios característicos. Entretanto, há diversos tipos de palhaço, como o melancólico, o romântico, o bufão, o tramp (mendigo), etc.
Na linguagem comum, o termo também pode ser referido como uma característica do comportamento de uma pessoa não confiável ou não acostumada a levar a sério um argumento. Também é utilizado para alguém que foi iludido, enrolado, por ingenuidade (foi feito de palhaço).
Parabéns aos profissionais que fazem a alegria de todos nós!!!
Parabéns também ao povo brasileiro, que eleições após eleições, vem sendo feito de palhaço por políticos, que acham que o Brasil é um circo, e não reage.
Deixe seu comentário