Conab compra 2,5 mil toneladas de leite em pó da agricultura familiar
Balanço da AMPESC em 2025 mostra força do ensino superior privado em Santa Catarina
-
Fotos: ASCOM - Balanço da AMPESC em 2025 mostra força do ensino superior privado em Santa Catarina
Sistema AMPESC completou 25 anos em 2025, marcado por recorde de atendimentos, impacto social e apoio às instituições em todas as regiões do Estado
Enquanto o debate sobre o acesso ao ensino superior cresce no Brasil, Santa Catarina já vive uma realidade concreta: a educação superior privada está presente em todos os 295 municípios do Estado, garantindo formação acadêmica, desenvolvimento regional e impacto social direto nas comunidades. Nesse contexto, o Sistema AMPESC completou 25 anos em 2025, avaliando o período como um marco de crescimento, presença regional e fortalecimento institucional.
A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC) representa institucionalmente 41 associadas, entre faculdades e centros universitários, com sede em 24 municípios catarinenses. Juntas, atendem cerca de 30 mil estudantes, oferecem mais de mil cursos de graduação e pós-graduação e empregam mais de 5 mil professores e colaboradores, diretos e indiretos.
“Completar 25 anos com presença em todos os municípios catarinenses mostra o papel estratégico da AMPESC para o ensino superior privado. Essa força é resultado da participação ativa dos dirigentes, com forte presença regional, no planejamento e nas decisões da entidade”, afirma o presidente em exercício da AMPESC, Everaldo Tiscoski.
Em 2025, a entidade bateu recorde de mais de 6 mil atendimentos, com suporte jurídico, acadêmico e regulatório, além de orientações sobre programas de assistência estudantil, de forma presencial e remota.
Leia também: Ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso no Paraguai após romper tornozeleira
Os números mostram o impacto social do Sistema AMPESC. Mais de 9 mil estudantes das instituições associadas recebem incentivos para acesso e permanência no ensino superior, como FIES e ProUni. Já o FUMDESC, programa criado em 2023 pelo Governo do Estado, atende cerca de 50% do alunado das faculdades e centros universitários associados, oferecendo assistência financeira parcial ou total aos estudantes.
A atuação comunitária também é expressiva. As instituições ligadas ao Sistema AMPESC realizaram cerca de 125 mil atendimentos gratuitos à população por ano, além de gerar impacto econômico direto, com R$ 1,7 milhão em arrecadação municipal via ISS e R$ 13 milhões investidos em projetos comunitários.
Formação continuada - O Instituto AMPESC também teve papel importante em 2025, promovendo 22 capacitações, presenciais e on-line, com 1.700 participantes. “Essas ações mostram nosso compromisso em preparar gestores e profissionais para os desafios atuais e futuros da educação”, reforça Tiscoski.
Cenário estadual – Santa Catarina conta hoje com aproximadamente 465 mil matrículas no ensino superior na rede pública e privada, desse total 87% são de matrículas na rede privada, contexto em que as associadas AMPESC estão inseridas. “Olhamos para o futuro com confiança e responsabilidade, defendendo políticas de acesso à educação para que o ensino superior seja o diferencial na vida das pessoas do nosso Estado”, destaca o presidente em exercício.
Para 2026, afirma Tiscoski, a meta é ampliar ainda mais a atuação institucional do Sistema AMPESC em Santa Catarina, apoiando as instituições associadas na formação de profissionais e contribuindo para que mais cidades avancem com educação, oportunidades e geração de renda.
Conteúdo replicado por Cabeço Negro
Conteúdo criado por SECOM
Conteúdo replicado por Vanessa Karine Menegassi - REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS.
Balanço da AMPESC em 2025 mostra força do ensino superior privado em Santa Catarina
Balanço da AMPESC em 2025 mostra força do ensino superior privado em Santa Catarina
Todos os estudantes da rede estadual de ensino receberão kits completos de material escolar para o ano letivo de 2026
Deixe seu comentário