Mudar é preciso
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/977791/file/desktop/CN_OPINI%C3%83O.png?1731011331)
Os Estados Unidos da América passaram por eleições e o eleitor votou com esperança de mudança drástica, pois não aguenta mais arcar com as contas. Buscou afastar de vez a sombra que encobria aquele país e também cobre aqui: o comunismo de carteirinha e não de ações (tudo para si nada para os outros).
Que eles, diferente daqui, consigam dias melhores de muita prosperidade porque aqui as eleições se sucedem, partidos se revezam no poder e nada acontece. Novas administrações se iniciam e o cidadão vê que nada muda, ou até muda, mas para pior.
O cidadão, o eleitor sério e comprometido com a sua comunidade, fica esperando por mudanças que não vem. Nem se ativarmos um “prometrômetro”, em praça pública, fará com que as promessas de campanha sejam cumpridas. Não existe seriedade por parte da maioria dos políticos brasileiros. Basta você folhear os planos de governo apresentados para confirmar que apenas 20% das promessas se tornam projetos e 10% realidade.
Os Prefeitos de nossos municípios fingem não saber de nada e os Deputados Estaduais que deveriam se preocupar em melhorar as leis existentes e fiscalizar para que as mesmas sejam cumpridas, estão sempre em campanha distribuindo migalhas para entidades e prefeituras dirigidas por seus cabos eleitorais, e estes como pombos enchem seus papos com essas migalhas e saem a arrulhar felizes da vida. Enquanto isso a sociedade continua a sofrer pelas mãos dos corruptos e espertalhões que já possuem como profissão a política.
Mas como a esperança é a última que morre continuamos a esperar...
Mas esperar o que, se a maioria continua votando em candidatos onde veem possibilidade de levar vantagem para um futuro próximo? A muito tempo que a maioria não pensa na comunidade, se é que em algum dia alguém pensou.
No Brasil, tudo para a cada dois anos para eleições. Prefeitos e Vereadores são eleitos e logo após dois anos elegemos Presidente, Senadores, Deputados Federais, Governador e Deputados Estaduais.
Pois é, e a maioria já é carta marcada.
Sempre os mesmos lá ficam. Dez, quinze, trinta, quarenta anos ou até morrerem.
Será que o eleitor jamais aprenderá que o revezamento do poder é necessário e que reeleger, principalmente ladrões do erário, não é um ato inteligente?
Será que algum dia o eleitor (dono do galinheiro) afastará as raposas?
Não há como prever, pois da forma como o sistema educacional definha a consciência política sucumbe junto. Jovens mal preparados se tornam cidadãos de segunda e sem nenhuma consciência coletiva.
A consciência política é constituída por um conjunto de relações entre indivíduos, baseados em normas e regras explícitas ou implícitas. Essas regras, por sua vez, formam aquilo que chamamos de instituições e estas é que conduzem, direcionam, as realizações comuns para um futuro melhor ou pior de uma sociedade.
Precisamos que a voz da mudança reverbere e que no futuro ela consiga chegar a maioria.
Deixe seu comentário