Motociclista fica ferido após colisão com caminhão na BR-470 em Apiúna
Por Dra. Cristiane S. Schmitz, especialista em Medicina da família e em Pediatria
Todos os anos são iguais na época de julho e dezembro; iniciam as férias escolares! Muitos pais ficam "malucos" sem saber como manter as crianças ativas e muitos outros sem saber o que fazer, pois precisam trabalhar e não tem onde deixar seus filhos no período que estariam em sala de aula . Com o afastamento escolar as crianças reclamam que ficam em casa, longe dos amigos e dos pais . A imensa maioria não tem como viajar ou como ficar com parentes próximos.
Nas férias, sempre que possível, é importante manter os contatos sociais com pessoas da família como avós, primos, tios e amigos próximos para que as crianças possam visitá-los em alguns dias. Na casa dos avós, por exemplo, podem combinar de encontrar os primos da mesma faixa etária, passando o dia com eles. Manter contato com os colegas de escola também é uma forma agradável de divertir as crianças e mantê-las ativas e menos ansiosas pelo afastamento do hábito diário.
Nos finais de semana, ou sempre que houver folga dos tutores é importante que ocorram passeios e alguma forma de diversão coletiva e familiar para que os pequenos não se sintam abandonados e sozinhos. Programar atividades que a família possa interagir, como: piquenique, passeios ao parque de diversão, zoológico, trilhas e caminhadas ecológicas, clubes onde possam jogar bola, pular corda, andar de bicicleta ou tantas outras atividades que fazem com que a anergia seja usada.
Dias de chuva combinam com desenhos, pinturas, jogos de tabuleiros, atividade para mantê-los aquecidos e ativos ao mesmo tempo. Os filmes e jogos também podem ser aproveitados, mas lembrando que não devem ultrapassar as horas recomendadas de uso de tela (celular, tablet, computador e televisão), pois isso irá interferir no sono e no retorno as atividades habituais.
Os shoppings podem ser uma boa forma de se divertir, pois lá é possível fazer um bom lanche, ir ao cinema, brincar em jogos, visitar livrarias, participar de contação de histórias, com fantoches, livros atrativos e até personagens caracterizados. Mas, o melhor mesmo é programar atividades divertidas com pouco gasto , maior duração e mais vezes durante a semana .
Conteúdos literários incentivam as crianças a terem interesse pela leitura e sentir atração pelos livros e são importantes para o desenvolvimento e imaginação. São ótimas opções para colocar na rotina das férias e manter após as mesmas.
Como mãe e como pediatra, sei que o recesso escolar modifica um pouco nossa rotina. O sono fica variável, dormem e acordam mais tarde, comem fora de hora, alguns alimentos diferentes, delícias feitas pelas avós. Mas recomendo que ela seja mantida. Óbvio que alguns dias a brincadeira irá até mais tarde, mas isso não deve modificar os hábitos de sempre .
Quanto a alimentação, férias não significa liberação de TUDO que a criança não comia habitualmente. Devemos manter a rotina alimentar, pois com certeza o retorno as atividades no final desse período será muito mais tranquila.
Faça receitas com a participação da criança, mostre rotinas diárias para que ela entenda como é o funcionamento da casa. Estimule novas descobertas e conhecimento; incentive atividades e brincadeiras nesse período e conte boas histórias . Programe um caderno em que a criança escreva ou desenhe diariamente o que mais gostou e o que poderá melhorar para o dia seguinte.
Férias paras as crianças, não deve e não precisa ser algo que piora os costumes familiares e o retorno as atividades. Devemos formular e programar as mudanças antes mesmo desse período chegar. Fica muito mais fácil e mais tranquilo para todas as partes!
Abraço e até breve por aqui!

De Direito...
50 anos em 5
Deixe seu comentário