logo RCN
CONVERSA AFIADA

O mercado é bolsonarista?

“Chegará o dia em que teremos que provar que a grama é verde.” Chesterton.

A cada fala do “novo” (leia-se, velho) e previsível presidente, Luiz Inácio, o mercado dá saltos e provoca prejuízo nas estatais. A Petrobrás perdeu 81 bilhões em valor de mercado, o dólar subiu mais de 4% e a Eletrobrás registra perda de mercado em quase 8 bilhões. 

Lula falou verborragias como "Por que as pessoas são levadas a sofrerem por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal desse país? Por que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gastos, que é preciso fazer superávit, que é preciso fazer teto de gastos? Por que as mesmas pessoas que discutem teto de gastos com seriedade não discutem a questão social neste país?"

E mais. “Muitas coisas que são consideradas como gastos neste país precisam passar a ser encaradas como investimento. Não é possível que se tenha cortado dinheiro da Farmácia Popular em nome de que é preciso cumprir a meta fiscal, a regra de ouro.”

“O mercado fica nervoso à toa. Nunca vi mercado tão sensível como o nosso. É engraçado que o mercado não ficou nervoso nos quatro anos de Bolsonaro.”

Bem, para começar essa tal estabilidade fiscal demonstra que o país é confiável, que não há tanta incerteza em investimentos feitos e, principalmente, que o dinheiro público não será desviado.

Imagine que um empresário aqui de nossa cidade abra sua empresa para compra de ações, então você compra e participa com o percentual adquirido destas ações. Mas, esse empresário não apresenta sustentabilidade na sua gestão, não tem funcionários confiáveis e você não consegue entender e acompanhar os gastos feitos na empresa, gastos desnecessários, etc. Essa empresa começa a pegar empréstimos bancários, outros acionistas vendem suas cotas por valores muito abaixo do que compraram e então o resultado é um só: prejuízo financeiro para todos, então você participará dos prejuízos e não de lucros, não receberá nada. Essa é a dinâmica de qualquer empresa 9inclusive estatais).

No caso da Petrobrás, que foi palco de um dos maiores escândalos envolvendo Lula e todo o PT o simples fato de ele voltar à cena do crime (nas palavras de seu vice, Geraldo Alckimin), isso, por si só, já provoca instabilidade. Eu não confiaria investir em uma empresa que terá como gestor alguém indicado por seu ladrão anterior.

E você pode se perguntar: - E o que eu tenho com isso? Repito o que falo constantemente nessa conversa afiada: NÃO EXISTE PICANHA GRATIS. Você, eu e o resto do mundo estamos enlaçados nas dinâmicas governamentais.

Se o Governo não está preocupado com o teto de gastos, significa dizer que ele não tem qualquer limite para gastar. Imagine em sua casa. Você ganhar um salário mínimo por mês, porém quer gastar infinitamente. O resultado é um só: endividamento. A diferença é que para um Governo a fonte de renda é a tributação! Cria-se um tributo e o Estado arrecada. Então, não existe maneira de não ter teto de gastos sem dinheiro, que será captado em meu e seu bolso. Essa estória (sim, estória com e) de taxar os mais ricos é uma falácia. Porque na prática, você vai pagar o pão mais caro, o combustível e outros bens de consumo. Uma cascata sem fim. Logo, os R$600,00 reais serão tecnicamente 400, porque com o mercado instável os produtos serão sobretaxados para fechar a conta do governo. Um círculo perfeito.

Aliás, pela prática da esquerda criam-se oligopólios, ou seja, permanecerão empresas do alto escalão (dos amigos do amigo de meu pai), sem concorrência e você pagará o preço atribuído no produto sem qualquer possibilidade de comprar algo mais barato ou similar.

Lulinha paz e amor nunca existiu, já se passaram 20 anos e o que já foi comprovadamente ruim, só vai piorar. O mercado não é bobo. E o mercado nunca foi bolsonarista.  

O mercado é uma soma de fatores e previsões sobre a confiança num país. Certamente, no Brasil projetado para 2023 não há qualquer possibilidade de fé, pois o ativismo judicial somado ao governo mais corrupto e que mais inventa dados sem ter qualquer restrição por propagar fake News, não haverá investimento por quem tem dinheiro e um pouco de juízo. Aliás, muitas empresas e pessoas comuns estão retirando dinheiro do país para locais que entendam mais seguros e com confiança no Governo.

Verdades evidentes e situações que merecem um pouquinho só de raciocínio lógico são desacreditadas e atribuídas ao bel prazer no cinismo que é o manto do Governo que assumirá em 2023. Chegou o dia em que não somente é preciso mostrar que a grama é verde, mas também que a grama é grama.

Num dia se ganha, noutro se perde Anterior

Num dia se ganha, noutro se perde

Infaustos no Poder Próximo

Infaustos no Poder

Deixe seu comentário