Nome tem origem na palavra Apiúna - nome de origem indígena (Botocuda) que tem por significado:
CABEÇO - cume de montanha arredondado em forma de cabeça.
NEGRO - escuro
Os índios que aqui viveram chamavam o Morro Dom Bosco (símbolo da cidade) de Apiúna. No cume (topo) desta montanha tem uma capela dedicada a Dom Bosco construída na década de 40 do século XX.
O Jornal Cabeço Negro foi fundado em janeiro do ano 2000 sendo que sua primeira edição circulou no dia 21 com a intenção de divulgar a cultura do povo apiunense e suas conquistas. Seu nome tem origem no nome Apiúna - nome de origem indígena (Botocuda) que tem por significado: cume de montanha arredondado em forma de cabeça (cabeço) e escuro (negro). Após cinco anos foi transformado em um jornal comercial de propriedade da See Editoração de Jornais Ltda - Me, e em janeiro de 2007 foi registrado junto ao cartório de registros da comarca de Ascurra, sendo o único veículo de comunicação impressa registrado pertencente a Apiúna. Em pouco tempo transformou-se em um ícone de veracidade em suas informações, um símbolo de credibilidade.
O Cabeço Negro é um tabloide com circulação semanal. Tem como público-alvo jovens e adultos que buscam informações locais e regionais, das cidades de Apiúna, Ascurra e microrregião. São distribuídos gratuitamente 1.500 exemplares em 800 residências e mais de 30 pontos nos comércios e indústrias de Apiúna, Ascurra, Rodeio, possuindo ainda assinantes em Itajaí, Florianópolis e Blumenau.
Desde 2007 o Cabeço Negro vem sendo reconhecido em pesquisas privadas e públicas como o jornal local mais lido de Apiúna e região. Recebeu premiação de destaque da Hidrelétrica Salto Pilão e outras mais. O jornal Cabeço Negro destaca-se por seus colunistas e também por seus cadernos especiais.
Em 2023, no Prêmio Adjori/SC do Jornalismo Catarinense, recebeu o troféu Pena de Bronze e duas menções honrosas por seus editoriais, colunas, fotografias e qualidade na confecção de suas publicidades. Em formato tabloide com excelente impressão, o Cabeço Negro é hoje o veículo de comunicação formador de opinião de mais de 30% da população apiunense e possui auditagem de circulação do CCJ – Cadastro Catarinense de Jornais.
Informar, entreter e contribuir para a educação de Apiúna e região através de conteúdos de qualidade baseados na veracidade.
Queremos cada vez mais ser o ambiente onde as pessoas possam encontrar informação, diversão e cultura, instrumentos essenciais para uma sociedade que almeja a felicidade.