Face oculta
“É melhor ser infeliz, mas estar inteirado disso, do que ser feliz e viver como um idiota.” Fiódor Dostoiévski
A primeira-dama deste país deu uma aula do que não se deve fazer nem em um churrasco com um grupo de amigos, imagine-se representando o país durante um discurso sobre combate à desinformação.
Janja (Rosângela Lula da Silva) proferiu um xingamento chulo ao empresário e Ministro dos EUA para o novo Governo americano.
Depois do grande show que pode causar uma crise diplomática ao país, é interessante refletir sobre os grandes lixos morais e intelectuais que representam nosso país, nossas Cortes, nosso Congresso e nossas Prefeituras!
Tem gente que encanta com a fala positiva e aparentemente associada ao que o interlocutor quer ouvir. Mas, como ninguém neste mundo é tão bom e maravilhoso assim, as pequenas mentiras vão aparecendo e mostrando a verdadeira face, a face oculta daqueles que têm grandes e escusas pretensões.
O mais surpreendente é que na maioria das vezes vemos mais homens tentando ludibriar do que mulheres em si, na contramão da primeira-dama. A pequenez reside em alguns dos ‘mais respeitados’ líderes. Vale lembrar até mesmo de grandes filantropos mundiais, como George Soros e Bill Gates, que o que a mão direita dá à esquerda tira (um trocadilho que cai bem). Ou seja, estamos rodeados dos mais inescrupulosos em todas as áreas e esferas deste mundo.
Essa gente (mentirosa e com ‘grande’ gestão política) está inserida e infiltrada em todos os setores e associações das mais diversas para controlar tudo. E o que mais causa espanto é a falta de agilidade e habilidade de a grande maioria da população não ter o discernimento para enxergar o tabuleiro do grande xadrez que é jogado todos os dias.
Também, beira o cômico alguns líderes viverem como idiotas porque ao mesmo tempo que pensam estar conduzindo a massa, parte dela adula para ter alguns privilégios o que até mesmo Judas Iscariotes alertou sobre isso na época de Cristo. Apesar de toda a coleção de versículos bíblicos (leiam a Bíblia) alertando para o poder maligno e destrutivo do bajulador, eles estão no coração e no berço da pátria mais cristã do mundo.
A personalidade de um bajulador com a de um líder narcisista tem um efeito devastador para qualquer comunidade. Aliás, ao contrário do que Maquiavel indica na sua obra clássica da ciência política, “O Príncipe” (leiam), parece que muitos dos ‘experientes’ políticos brasileiros permitem que os seus correligionários mais influentes, conhecidos como "babões", pratiquem as retaliações para perseguir os que ousarem criticar o Governo ou para quem não for subordinado a ele, sendo os perseguidos pessoas geralmente menos favorecidas.
E, bem assim, especialmente nas pequenas cidades deste imenso país, os chefes políticos acabam por bloquear a geração de empregos, deixando toda a influência financeira por cargo da Prefeitura, assim como permanecem sempre presentes na cidade em que comandam as ações porque fora são engolidos por lixos maiores. Um círculo vicioso em que se apadrinham os amigos e os mantenedores das eleições, o mesmo círculo que evita a entrada de empresas que possam gerar concorrência (o que é bom para a população e para a economia), mas isso não importa ao maior empregador da cidade (a Prefeitura), desde que ele se sinta o mais competente e melhor político da região.
É mesmo verdade, todos tem uma face oculta, mas, cedo ou tarde, é facilmente visível que o bajulador direciona mais o narcisista que o narcisista a uma cidade inteira.
Lembrem-se que a conformidade não proporciona crescimento, é a discordância que faz o raciocínio desenvolver. Onde o questionamento é desencorajado tem-se um grande flerte com a tirania. Como em tantos textos, alertamos que é preciso ter consciência crítica e perceber até mesmo a fake News da fake News, aquela que visa a proteger a imagem do político. Qualquer informação que contradiga a narrativa oficial pode prejudicar a imagem da gestão. Rotular notícias verdadeiras como falsas é uma estratégia para proteger essa imagem. Às vezes, a própria gestão inventa uma fake News para narrar alguma ideia e conduzir os fãs.
Enfim, estejam atentos a face oculta que todos mantêm e tentem não ficar no grupo dos felizes, porém, idiotas.
Avante!
Deixe seu comentário