EDITORIAL 342

Virando a página

O Estado de Santa Catarina mais uma vez da exemplo de trabalho e perseverança na busca incessante por conquistas.

É hoje o segundo estado mais competitivo do país, na frente de grandes potências. Demonstrando assim que aqui o povo trabalhador se adapta rapidamente as crises e busca novos horizontes sempre.

Desde 2016 os 315mil servidores públicos do Rio Grande do Sul vem recebendo o salário em parcelas. Há pouca chance de o 13º salário chegar integralmente antes do Natal. Nas contas do governo, só vai dar para pagar metade. O pior é que a penúria não é novidade: o pagamento do benefício de 2015 só terminou em julho, 2016 não foi diferente. E não é diferente para inúmeros estados de nosso país, mas Santa Catarina não atrasou salários e já pagou a metade do 13º.

Até o momento não existe cogitação de aumento de impostos e por mais difícil que possa parecer existe a expectativa de repasse de mais de 400 milhões para a saúde. Isso sem contar nos 700 milhões que serão doados aos municípios para obras e aquisição de máquinas.

No município de Apiúna não é diferente no que se refere a administração pública. Aqui as contas estão em dia e o apoio a agricultura foi ampliado.

Na área da saúde o atendimento será ampliado na próxima semana gerando novos gastos, mas segundo a administração tudo dentro do aceitável.

O que se vê nesses exemplos?

Gastam apenas com o que realmente importa. E o que realmente importa é o bem estar da população.