Falha na ETA 2

Blumenau enfrenta interrupção no abastecimento de água por falha na ETA 2

  • (Foto: Felipe Sales, NSC TV - Blumenau amanhece com abastecimento de água comprometido por problema na ETA 2

Problema elétrico compromete abastecimento de água em 24 bairros de Blumenau; equipes já atuam para normalizar o serviço.

Blumenau amanheceu nesta sexta-feira, 21 de novembro de 2025, com o abastecimento de água prejudicado em 24 bairros ligados à Estação de Tratamento de Água 2 (ETA 2), localizada na Rua Bahia. De acordo com o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), a origem do problema foi uma pane na rede de energia elétrica que alimenta a unidade.

Como a falta de energia afeta o fornecimento de água?

O tratamento de água depende integralmente do funcionamento dos sistemas elétricos para bombear, filtrar e distribuir o recurso à população. Quando ocorre uma queda de energia, como nesta sexta-feira, o processo precisa ser interrompido momentaneamente, especialmente atingindo imóveis sem reservatório próprio.

Segundo o Samae, o abastecimento deve ser restabelecido ao longo do dia, a partir do retorno do fornecimento de energia no bairro Do Salto, onde está a ETA 2.

Quais bairros foram afetados?

Os bairros impactados são: Do Salto, Escola Agrícola, Água Verde, Vila Nova, Itoupava Seca, Victor Konder, Boa Vista, Centro, Nova Esperança, Itoupava Norte, Fortaleza, Tribess, Salto Weissbach, Passo Manso, Velha, Velha Central, Velha Grande, Badenfurt, Salto do Norte, Testo Salto, Itoupavazinha, Itoupava Central, Fidélis e Fortaleza Alta.

Leia também: Falsa comunicação de crime: o que a lei diz sobre o caso do motorista da carreta que parou o Rodoanel

O que está sendo feito para resolver o problema?

Às 7h15min, equipes técnicas da Celesc chegaram à ETA 2 para identificar o defeito e iniciar os reparos. Tanto a Celesc quanto o Samae acompanham o processo para restabelecer o serviço o mais rápido possível. Moradores dessas localidades são orientados a economizar água dos reservatórios até a normalização.

Como evitar transtornos com a interrupção de água?

A principal recomendação é a utilização consciente da água já disponível nos reservatórios de cada imóvel. Residências sem caixa d’água podem sentir mais rapidamente os efeitos da suspensão temporária no fornecimento.

Ter um reservatório próprio pode fazer toda a diferença nessas situações, já que reduz o impacto de eventuais interrupções – uma dica prática para quem pretende evitar imprevistos no futuro.

Atualização em tempo real

O Samae e a Celesc seguem monitorando a situação de perto. Novos comunicados devem ser divulgados ao longo do dia, assim que o serviço estiver restabelecido nos 24 bairros afetados.

Siga-nos no