Natal em Joinville reúne ballet do Bolshoi, desfile e espetáculo gratuito neste fim de semana
O que vemos é que sempre há algo por trás de qualquer ação de nossos políticos
No município de Apiúna muito se fala em transparência e até mesmo nós apresentamos reportagem falando sobre o assunto e parabenizando a Administração por isso, pois o Portal da Transparência é nota 10. Dos nossos municípios vizinhos não podemos dizer o mesmo: tanto em Ascurra quanto em Rodeio a transparência parece não ser prioritária para a administração e nem para o legislativo. Aqui em Apiúna o legislativo também não possui total transparência. Colocar ao vivo suas sessões não quer dizer quase nada, pois o que é necessário é fazer chegar ao cidadão os salários dos políticos e de todo o funcionalismo.
Alguns alegam que o valor dos salários está publicado, mas não vemos a folha de pagamento onde constam as diárias, horas extras, comissões por funções e outros.
O mesmo acontece no caso de projetos e obras que não possuem total transparência na maioria das prefeituras, pois a dificuldade imposta para quem visita o portal é tão grande que pouco ou quase nada é encontrado.
No final do ano passado a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou mudança na Lei obrigando a publicação de todos os atos da administração pública e do legislativo em jornal local. Com alegação de aumento nas despesas os municípios através da FECAM conseguiram parecer de que a publicação em Diário On Line seria suficiente.
Será que todos possuem internet? Ou então todos conseguem acessar o portal através das conecções existentes nos pequenos municípios?
Outro ponto é que o serviço de publicação on line não é gratuita, é sim fonte de renda para a associação dos municípios. O gasto existe e bem longe do município.
Para publicação em veículo impresso local existe um custo 3 vezes menor do que em jornal regional e até 20 vezes menor do que nos jornais de circulação estadual.
Infelizmente alguns prefeitos, quando necessária a publicação impressa, publicam em jornais regionais ou estaduais, gastando valores muito maiores, mas dando a quase certeza de que o cidadão daqui não verá a publicação.
O que vemos é que sempre há algo por trás de qualquer ação de nossos políticos.
Mais uma vez
Vale a lei?
Deixe seu comentário