Trump no Brasil

Trump no Brasil? Ex-presidente dos EUA pode visitar Bolsonaro em Brasília, dizem apoiadores

  • Apoiadores pedem que Trump visite Bolsonaro (Foto: Alan Santos PR, Agência Brasil) - Trump no Brasil? Presidente dos EUA pode visitar Bolsonaro em Brasília, afirmam apoiadores

Apoio político e articulações de bastidores levantam a possibilidade de um encontro entre Donald Trump e Jair Bolsonaro em Brasília.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode visitar Jair Bolsonaro (PL) em Brasília, segundo informações divulgadas por aliados do ex-chefe do Executivo brasileiro. A articulação estaria sendo conduzida pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e pelo apresentador Paulo Figueiredo, que mantém relações próximas com figuras ligadas ao governo Trump. As informações são da Folha de S.Paulo.

A especulação ganhou força após uma publicação de Fábio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro, no X (antigo Twitter), na noite de quinta-feira (25).


“Nada vence o próprio testemunho. Que tal uma visita do Donald Trump ao Presidente @jairbolsonaro na sua casa para que ambos evidenciem uma ‘Química Perfeita’ atualizando a prosa? Obviamente a Corte e os advogados do Presidente seriam consultados com antecedência. Fica a dica”, escreveu Wajngarten.


À Folha, ele afirmou que, por estar preso, Bolsonaro poderia aproveitar a visita para atualizar Trump sobre seu estado de saúde. “Trump teria a oportunidade de ver as recorrentes crises de soluço que ele tem, os vômitos, decorrentes do atentado à faca que sofreu em 2018”, declarou.

Leia também: Governo Trump estuda bloquear serviços de Alexandre de Moraes: "Companhias aéreas, hotéis e Apple"

Apesar disso, Wajngarten disse que a ideia publicada foi apenas uma sugestão pessoal e que não há confirmação oficial de tratativas.

Trump e Lula: sinal de aproximação

O tema surge em meio a outro movimento diplomático. Durante discurso na Assembleia Geral da ONU, Trump revelou que teve um breve encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo Trump, a conversa durou menos de um minuto, mas deixou uma impressão positiva:


“Estivemos ali 39 segundos, foi uma coisa muito rápida, mas foi uma química excelente. Isso foi um bom sinal.”


O gesto é visto como uma abertura para diálogo sobre temas bilaterais. Desde agosto, os Estados Unidos aplicam sobretaxas a produtos brasileiros de diversos setores.

Na quarta-feira (24), em coletiva de imprensa, Lula confirmou o encontro e disse que há disposição para aprofundar as conversas:


“Tem muitos interesses dos dois países em jogo, muitas coisas a discutir sobre a necessidade de mantermos a paz no planeta Terra. Fiquei satisfeito quando ele disse que podemos conversar e, quem sabe, dentro de alguns dias, a gente possa se encontrar e fazer uma pauta positiva entre Brasil e EUA.”

Siga-nos no