Joinville

Joinville perde 1,6 mil vagas industriais no trimestre, mas segue no Top 6 nacional

  • Imagem ilustrativa (Bacno de imagem) - Joinville perde 1,6 mil vagas nas indústrias em três meses; cidade mantém posição em ranking

Joinville enfrenta retração recente no emprego industrial, mas ainda sustenta saldo positivo no ano e permanece como um dos principais polos produtivos do país.

Joinville registrou mais um mês de queda no emprego industrial. Em setembro, o setor fechou 300 vagas, elevando para 1,6 mil o número de postos perdidos no trimestre (julho a setembro). Mesmo com esse recuo recente, a cidade ainda acumula saldo positivo de quase 700 empregos industriais em 2025, graças ao ritmo de contratações mais forte no início do ano.

Leia também: Pedreiro investigado por exploração sexual infantil é preso novamente na Grande Florianópolis

O desempenho, porém, fica longe do visto no mesmo período de 2024, quando o setor havia gerado 3,7 mil novos empregos. No total da economia, Joinville abriu 7 mil vagas em 2025, também abaixo do resultado anterior (12,8 mil).

Exportações menores pesam no resultado

A retração no emprego industrial ocorre paralelamente à queda das exportações para os Estados Unidos — principal mercado externo da cidade. Entre janeiro e setembro, Joinville exportou US$ 164 milhões, contra US$ 232 milhões no mesmo período do ano passado.

Leia também: Três suspeitos morrem após roubo em fazenda de Campos Novos, em SC

Segundo analistas do setor, tarifas mais altas impostas pelos EUA afetaram parte importante da produção local, reduzindo a competitividade e freando a demanda por mão de obra nas indústrias.

Joinville ainda é potência industrial

Apesar do recuo recente no emprego, Joinville segue entre os principais polos industriais do país, ocupando a 6ª posição nacional, com quase 80 mil trabalhadores no setor. A colocação está mantida desde 2020, início da nova metodologia do Caged.

As 10 cidades com mais empregos industriais no Brasil

Ranking
Cidade
Trabalhadores na indústria
São Paulo
370.733
Rio de Janeiro
180.668
Manaus
134.353
Guarulhos
103.276
Curitiba
97.930
Joinville
79.668
Fortaleza
75.557
Caxias do Sul
75.510
Belo Horizonte
74.441
10º
São Bernardo do Campo
74.029

Fonte: Caged

Expectativa do setor

A indústria joinvilense acompanha os desdobramentos econômicos e comerciais que podem influenciar nos próximos meses. A recuperação do ritmo de exportações e novas políticas comerciais podem ser determinantes para uma retomada mais forte do emprego.

Fone: NSC Total

Siga-nos no