logo RCN
Dr. Eric Sanders

Triglicerídeos e o coração

Quando pensamos em saúde do coração, geralmente associamos a cuidados com o colesterol. Mas você sabia que o controle dos triglicerídeos é tão importante, ou mais ainda que o do colesterol?

Os triglicerídeos, também conhecidos como triglicérides são formados por gorduras ingeridas na alimentação ou produzidas pelo fígado. A sua fabricação ocorre no fígado pela união de 3 ácidos graxos (moléculas de gorduras) e 1 glicerol (substância ingerida pela dieta).

No organismo humano, os triglicerídeos representam uma das mais importantes formas de armazenamento energético, sendo prontamente utilizado pelo tecido muscular para a produção de energia, sempre que necessário. Se você costuma consumir mais calorias do que queima, principalmente calorias de carboidratos e gorduras, pode ter triglicérides elevado.

Apesar de serem muito importantes, quando os alimentos gordurosos são consumidos em excesso, parte dessa gordura fica circulando pela corrente sanguínea em forma de VLDL (colesterol muito ruim) e a outra parte, fica armazenada no tecido adiposo em forma de gordura, contribuindo para o ganho de peso e aumentando as medidas corporais.

Quando os triglicerídeos estão em excesso dentro do organismo humano, eles são considerados grandes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e de pancreatite aguda (inflamação grave do pâncreas).

Altos níveis de triglicerídeos, acima de 200, estão associados à maior ocorrência de doenças do coração, uma vez que o aumento da gordura que tem origem nos alimentos é prejudicial à saúde. Nesses casos, as artérias do corpo ficam estreitas, fazendo com que passe menos sangue para o coração, cérebro e outros órgãos do corpo. O excesso de triglicerídeos no sangue também elevará a concentração do colesterol, o que também aumentará o risco de doenças cardíacas.

Como diminuir seus triglicerídeos:

Mantenha um peso saudável . Se você está acima do peso a boa notícia é que uma pequena perda de peso (de três a cinco quilos) já pode gerar uma grande redução nos seus níveis de triglicérides.

Diminua as calorias - lembre-se que calorias extras são convertidas em triglicérides e armazenadas como gordura. Reduzir a quantidade calorias que você consome irá reduzir os triglicérides.

Evite alimentos açucarados e refinados - os carboidratos simples, como refrigerantes, bolachas e alimentos feitos com farinha branca podem aumentar os triglicérides.

Escolha gorduras saudáveis - troque a gordura saturada encontrada em carnes pela gordura monoinsaturada encontrada em plantas, tais como azeite, amendoim e óleo de canola. Substitua carne vermelha por peixes ricos em ácidos gordos omega-3 (como bacalhau, salmão, sardinha e atum).

Limite a quantidade de álcool - o álcool é rico em calorias e açúcar e tem um efeito particularmente potente em triglicérides. Mesmo pequenas quantidades de álcool podem aumentar os níveis .

Exercite-se regularmente - fazer atividades físicas regularmente pode queimar o excesso de triglicérides e aumentar colesterol “bom”. Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercícios por dia.

Se as mudanças de estilo de vida não forem suficientes para controlar níveis elevados de triglicérides, o seu médico de confiança pode recomendar medicamentos próprios para o controle.

Deixe suas sugestões para nosso próximo tema

Até Breve

Dr. Eric Sanders

Cada filho, um tipo de sono. Anterior

Cada filho, um tipo de sono.

Autismo e agressividade: como agir ? Próximo

Autismo e agressividade: como agir ?

Deixe seu comentário