Há quem diga o contrário, mas meu pensamento é bem esse: todo mundo deveria sim ter um psicólogo de acompanhamento continuado.
Na fase da infância e da adolescência, a recomendação é pedir ajuda e acompanhar sempre que houver sinais de necessidade. Muitas vezes você , como pai e mãe , não vai entender ou vai contestar a indicação de seguimento psicológico... Mas acredite! É preciso.
Hoje em dia vejo tantas crianças e adolescentes que precisam falar e não tem ouvidos para que lhe escutem; ou que são influenciadas por pessoas que nem convivem , conhecem ou mesmo tem noção real de quem são.
A frase clichê... Na minha época , fica bem aqui: “ na minha época os principais influencers eram os pais ou amigos ou ainda parentes. Éramos influenciados por boa conversa, risadas, encontros, conselhos e exemplos . Hoje nossos influencers “ são pessoas desconhecidas via redes sociais. Que triste, não acha!?
Não é preciso ter um motivo bem definido para fazer terapia. Se alguém deseja se relacionar melhor consigo mesmo ou com outras pessoas, isso já é motivo suficiente para fazê-la. Muitas pessoas são inseguras em certas áreas da vida, outras são tímidas e carregam um sentimento de culpa sem motivo aparente.
Com a terapia, essas pessoas conseguem se tornar conscientes de que o aprendizado é constante em relação à auto aceitação, auto crescimento e ao desenvolvimento geral como ser humano.
A saúde mental é responsável pelos resultados daquilo que uma pessoa vive. Se existe uma ou mais áreas da vida que não vão bem, é bem provável que existam fatores internos que precisam ser repensados. Estes podem desencadear diversos sentimentos negativos, como mudanças repentinas de humor, ansiedade e até distúrbios alimentares.
Os transtornos mentais podem ter vários desencadeadores e sintomas como: tristeza, ansiedade e culpa. Se você tem alguns desses sintomas, certamente um bom psicólogo poderá auxiliá-lo.
No momento em que uma pessoa, com o auxílio de um psicólogo, começa a fazer terapia ela começa a criar novas atitudes e comportamentos que começam a desenvolver a felicidade, confiança em si mesma, controle sobre as relações
Ao contrário do que se pode pensar, a terapia é recomendada para qualquer pessoa que deseja melhorar aspectos emocionais em sua vida e não somente para quem tem algum tipo de transtorno mental. O terapeuta tem a função de auxiliar o paciente na busca por respostas, fazendo-o entender o porquê do surgimento de certos pensamentos e atitudes.
O psicoterapeuta pode lhe auxiliar na promoção de saúde mental, independente do grau de adoecimento psíquico. Muitos esperam chegar em uma situação limite para buscar ajuda. Porém pode-se diminuir muito sofrimento se a pessoa ao perceber certo sofrimento psicológico, como tristeza e angústia, buscasse ajuda com um profissional qualificado.
Logo, o papel do psicólogo é criar uma facilitação para que a pessoa verbalize e tenha autoconsciência de si mesma. Vale lembrar que sua função não é a de dar conselhos e sim, percepções e caminhos de acordo com a situação.
E você concorda? A vida não seria mais fácil se conversássemos mais ?
Um abraço carinhoso
Dra Cris
Deixe seu comentário