logo RCN
DRA CRIS

Alergia com picada de inseto

Pode ser Prurigo Estrófulo!

Os insetos representam uma das classes mais numerosas do reino animal e desta forma seu o contato com os seres humanos é inevitável . A exposição as suas picadas pode provocar desde lesões imperceptíveis até reações graves.

O prurigo por insetos é uma reação de hipersensibilidade a componentes existentes na saliva de insetos, também conhecido por prurigo estrófulo ou urticária papular. Na presença de um número suficiente de picadas de insetos em pessoas mais sensíveis  ocorrerá a doença que é caracterizada por lesões que coçam muito e se espalham rapidamente.

Geralmente dura dos 2 aos 10 anos de idade, com melhora e piora nesse período. Sendo que qualquer tipo de inseto que pique poderá provocar a doença em crianças suscetíveis.

Entre os mais comuns estão os mosquitos, pulgas, carrapatos, além de outros insetos que utilizam sangue para sua alimentação, como o borrachudo ou maruim.

O prurigo estrófulo raramente terá inicio antes do sexto mês de vida, pois para que ocorra a sensibilização são necessárias diversas picadas e uma reação maior a elas.

O tempo para a sensibilização varia de criança para criança e depende também do número de exposições. Após ter sido sensibilizada a criança SEMPRE apresentará a reação.

As lesões mais comuns são:  pápulas que apresentam uma localização linear e aos pares.  O número de lesões é bastante variável podendo ser disseminadas. As urticas podem desaparecer em algumas horas, permanecendo as lesões características que são as papulovesiculosas.

Como impedir a reação?

O mais importante é deixar o ambiente livre desses insetos. Manter o pátio e o ambiente limpo de matéria orgânica e água parada. Caso ainda assim tenha contato é muito importante manter repelente em toda zona exposta e uma boa hidratação da pele.

Caso as reações sejam muito intensas o pediatra poderá usar medicações de controle do quadro.

E seu filho já teve alergia a picada de inseto?

Em caso de dúvidas sempre procure orientações especializadas.

Nós vemos em breve!

Abraço carinhoso,

Dra Cris

Obesidade abdominal aumenta o risco de doenças cardíacas Anterior

Obesidade abdominal aumenta o risco de doenças cardíacas

Pressão arterial: você mede certo? Próximo

Pressão arterial: você mede certo?

Deixe seu comentário