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Sistema ABCD: Organize suas finanças

Primeiro precisamos saber que organizar as contas é fazer orçamento de todas as rendas, as despesas, gastos e investimentos, de modo que, entre a entrada e a saída de dinheiro exista sobra, primeiro para formar reserva de emergência ou quitar dívidas e depois investir em algo que dê retorno maior. No Brasil ainda há a cultura de não se fazer orçamento e controle dos gastos pessoais, ou seja, há pouco controle ou nenhum, sobre as receitas e despesas pessoais durante o mês, quiçá durante um ano. Existem vários métodos de organizar nosso orçamento familiar, neste artigo vamos estudar o sistema ABDC na prática para ajudar você a organizar suas contas “HANDS ON” (MÃO NA MASSA), tomando atitude, e permitindo que você possa fazer as melhores escolhas na direção de se tornar independente financeiramente.

O orçamento ABCD é um método de organização orçamentária para famílias e indivíduos que desejam organizar suas finanças pessoais. É colocar em tabelas de prioridade, fazendo uma séria avaliação dos seus gastos, diferenciando aqueles que são essenciais, contornáveis e os que são desnecessários. A diferença principal de outros métodos é a facilidade de catalogar cada consumo de acordo com a sua própria experiência e escolha.

Cada letra (A, B, C e D) identifica uma categoria de despesas, organizadas da mais essencial à menos prioritária. Vamos entender cada uma delas:

A – ALIMENTAÇÃO: todas as despesas necessárias com gêneros alimentícios (as compras básicas do supermercado, como arroz, feijão, azeite…);
B – BÁSICO: contas essenciais, como de água, luz e aluguel;

C – CONTORNÁVEL: o que torna a sua vida mais confortável, mas que pode ser cortado ou reduzido em possíveis eventualidades.

D – DESNECESSÁRIO: gastos recorrentes e sem sentido, como serviços de streaming que você não usa, gastos excessivos com delivery, etc.

Para aplicar este sistema de orçamento faça uma lista detalhada de todas as fontes de renda: salários, rendimentos, extras etc. e também faça uma lista de todas as despesas que ocorrem ao longo do mês. Inclua tudo, desde despesas fixas (como aluguel e contas de serviços) até variáveis (como entretenimento e alimentação fora de casa). Com a lista em mãos, comece a classificar cada despesa nas categorias A, B, C ou D. Pergunte-se: Esta despesa é essencial para minha sobrevivência? Se sim, é A. Ela é importante, mas não essencial? Então, coloque na categoria B. Ela é um gasto opcional, mas melhora o conforto ou a qualidade de vida? Coloque na categoria C. Poderia eliminar sem grande impacto? Se a resposta for sim, é um gasto D.

Para reduzir as despesas supérfluas o segredo está nas despesas que você categorizar como desnecessárias., ou seja, que estão no grupo D, para isso tente eliminar tudo o que estiver na classificação D. Esses gastos, mesmo que menores ou pontuais, podem comprometer parte da sua renda sem que você tenha se dado conta disso, como gastos em apostas on-line – jogo do “aviãozinho ou tigrinho". Para entender de forma prática, segue abaixo um orçamento familiar usando o sistema ABCD, exemplo de um casal com renda mensal de R$ 6.000,00:
Nesse contexto, todas as despesas escolhidas até a categoria B devem ser mantidas pois são consideradas essenciais e básicas, essa escolha deve ser definida de forma individual, exemplo que, a despesa de academia nesse exemplo acima muitas vezes poderia ser considerada mais essencial que o curso de idioma.

É interessante definir uma meta de percentual para cada categoria, exemplo: A - Essenciais: 50% da renda. B - Importantes: 30% da renda. C - Opcionais: 15% da renda. D - Dispensáveis: 5% da renda. Com o orçamento dividido em categorias e os percentuais definidos, compare seus gastos reais com a meta estipulada. No caso acima, R$3.500,00 está na categoria A, é 58% da renda total de R$6.000,00 do casal, recomenda-se mudar de casa e reduzir consumo para morar e comer.

A situação financeira e as prioridades podem mudar ao longo do tempo, então é recomendável revisar o orçamento ABCD pelo menos a cada seis meses ou quando houver alterações na renda ou nas despesas. Ajuste os percentuais e as classificações conforme necessário para manter o orçamento sempre atualizado e condizente com a sua realidade. O sistema de orçamento ABCD é uma excelente estratégia para quem deseja organizar as finanças de forma prática e eficiente. Com esse método, é possível ganhar clareza sobre os gastos e definir prioridades, favorecendo uma vida financeira mais equilibrada e saudável.

Assim, seguimos juntos nesta jornada, praticando e difundindo a todos uma educação financeira simples e de resultado.

Até breve!

Juscelino Gaio

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