logo RCN
EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Se você perder ou tiver seu celular furtado?

  

As tecnologias existentes hoje, compilaram e simplificaram diversas atividades dentro de nossos smartphones. O celular vem substituindo diversos aparelhos e outros utensílios que utilizávamos no passado. Tínhamos rádios-relógios ou despertadores em nossos bidês para acordar, agendas e bloco no notas para anotações à caneta, listas telefônicas (quem lembra das páginas amartelas da Listel?), relógio no pulso para ver as horas, “orelhão” para fazer ligações (com ficha ainda, você tinha que ter umas dez no bolso para garantir a ligação), o guia de ruas (motoristas andavam com os mapas das cidades, não existia GPS), máquinas fotográficas (só víamos as fotos depois que o filme era revelado), etc. Antigamente, tínhamos nossa agenda de telefones na memória. Exercitávamos nossa memória. Hoje para efetuarmos ligações, simplesmente vamos na figura e no nome, e dificilmente sabemos o número telefone das pessoas próximas, quiçá da esposa e dos filhos.

Realmente estamos vivenciando uma nova era: da Revolução digital e da digitalização de tudo. Digo-lhes que tudo tem seu lado bom e ruim. Estamos cada vez mais dependentes do mundo virtual para fazermos qualquer coisa em nossas vidas. Podemos viver sem energia elétrica? Até podemos! Por um curto espaço de tempo, pois nem a água, elemento indispensável à vida, chega em nossas casas se não tiver energia, que dirá alimentos ou outras necessidades básicas, como combustível por exemplo. Estamos conectados ao mundo pela internet e por inúmeros satélites. Se pararmos para pensar, é um pouco assustadora essa nossa dependência.

O telefone virou nosso computador portátil, cada dia mais atualizado e com mais tecnologias. As ligações de vídeo hoje, nos permite conectar e ver pessoas, instantaneamente, em qualquer lugar do mundo. Fazemos reuniões presenciais através dos telefones, assinamos documentos, efetuamos compras dos mais variados artigos, conectamos e comandamos nossas casas, abrimos fechaduras eletrônicas à distância, dentre tantas outras funcionalidades. Estas facilidades também nos permitem “guardar nossos documentos e dinheiro” de forma virtual.

O registro das nossas vidas está sendo transferido para dentro dos aparelhos. Temos muitos dados armazenados. E se você perdesse agora o seu celular, ou tivesse seu aparelho roubado ou furtado? O que você faria? Qual o primeiro procedimento a ser tomado? O furto de celulares está cada vez mais frequente, é uma das principais ocorrências policiais registradas.

Para evitar a probabilidade de furto, em lugares movimentados com aglomeração de pessoas, evite deixar seu telefone no bolso de trás. Evite responder mensagem ou atender ligação telefônicas andando na rua, pois ao estar com seu celular conectado, o indivíduo que furta, estará com seu aparelho desbloqueado, nestas condições ele poderá tentar alterar as configurações ou fazer acesso livre, como ao seu e-mail de segurança.

Para você reforçar sua segurança sobre os dados, apresento algumas medidas que você pode estar fazendo, para amenizar as “perdas” ou até mesmo proteger seus dados dentro de seu celular, em especial de perdas financeiras.

1)      Limites de transações bancária e pagamentos por aproximação: colocar valor típico de uso diário e aumentar apenas quando fizer algum negócio maior e reduzir logo em seguida;

2)       Ative a tela de bloqueio e a verificação em duas Etapas (2FA): Configurar uma tela de bloqueio segura é essencial para proteger suas informações pessoais. E a verificação em duas etapas (2FA) adiciona uma camada extra de segurança ao exigir um segundo fator de autenticação além da senha;

3)      Configure um PIN para o Cartão SIM: Configurar um PIN para o cartão SIM é uma medida de segurança que impede que o seu CHIP SIM de telefonia seja usado em outro dispositivo sem a sua autorização;

4)      Use o recurso “Encontrar Meu Dispositivo”.  Se esta opção estiver ativada, é possível de um computador ou outro dispositivo de celular (através do e-mail), fazer a localização do aparelho no mapa, bloqueá-lo e até enviar uma mensagem para quem encontrá-lo, para tanto a opção GPS deve estar sempre ativa;

5)      Desative o acesso às funções na tela de bloqueio: Você sabia que mesmo com a tela bloqueada, pessoas que estejam com seu aparelho podem conseguir ver suas notificações, acessar o assistente de voz e até mesmo responder mensagens? Configure estas opções para apenas funcionar após o desbloqueio;

6)      Mantenha o sistema e os aplicativos atualizados: Pense nas atualizações como uma espécie de vacina digital: elas corrigem vulnerabilidades, melhoram a performance e adicionam novas funcionalidades que protegem seu dispositivo contra ameaças emergentes.

Ainda, pensando neste assunto, o Governo e o Ministério da Justiça criaram recentemente o programa CELULAR SEGURO (https://celularseguro.mj.gov.br/). Esta novidade permite bloquear celulares que foram perdidos, roubados ou furtados. Para utilizar este serviço, é  necessário fazer o login no portal E-GOV e registrar o número de celular vinculado ao seu CPF. Assim, após furto, perda ou roubo basta entrar no site e ir em “emitir alerta” que dispara um sinal aos órgãos de governos e outros vinculados que bloqueiam todo o aparelho, inclusive os aplicativos de banco, mantendo ativo o código IMEI (uma espécie de chassi ou número de IP), por onde ocorrerá o reconhecimento do dispositivo. Mensagens serão enviadas no aparelho perdido/roubado, via Whatsapp ou SMS, informando ao usuário, detentor do aparelho, sobre o status e orientação, para que o detentor devolva o aparelho a uma delegacia civil mais próxima. Quem não acatar a medida poderá ser alvo de um inquérito por furto, roubo, receptação ou associação criminosa. Com a medida, o governo pretende coibir não só o furto e o roubo dos aparelhos, mas a comercialização deles. A ideia também é recuperar os aparelhos.

Ative seus dispositivos de segurança e fique atento, todo cuidado é pouco! Ademais, seguimos juntos, praticando e divulgando a todos uma educação financeira simples e de resultado.

Até breve.

Juscelino Gaio

Se você perder ou tiver seu celular furtado? Anterior

Se você perder ou tiver seu celular furtado?

Vida à dois: como sair das dívidas Próximo

Vida à dois: como sair das dívidas

Deixe seu comentário