Falta educação

É impossível dizer o que mudou, nestes últimos 10 anos, no comportamento dos cidadãos do Médio Vale do Itajaí. Sempre fomos um povo considerado ordeiro e principalmente muito limpo. As cidades estavam sempre limpas e bem sinalizadas.

Mas, nos últimos anos o que vemos são ruas sujas, cheias de lixo, e as placas de sinalização destruídas por vândalos. Até mesmo Blumenau que sempre foi um símbolo nacional, hoje só possui a pequena área central limpa. Nos bairros, as calçadas e ruas estão sempre cheias de areia, barro, e papéis, quando não são sacos de lixo colocados pelos comerciantes e industriais da região.

Às margens da BR-470 dá para recolher toneladas de papeis e plásticos jogados por quem transita pela mesma. Um absurdo!

Apiúna, por sua vez, também recebia elogios por ser uma cidade, as margens de uma grande rodovia, sempre limpa, mas ultimamente é lixo e entulho por todos os lados. E não que a Prefeitura não esteja fazendo a sua parte. Está sim. Recolhe o lixo, os entulhos, mas mesmo assim as pessoas jogam lixo na calçada, a maioria logo após a passagem do caminhão da recolha, o que faz com que o entulho fique ali por mais uma, duas ou três semanas.

E o que dizer das placas de sinalização? Ou são destruídas por vândalos ou servem para alguns pendurarem propaganda. Até mesmo os postes de energia estão cheios de propaganda.

Será que estamos educando mal os nossos filhos? Ou são pessoas de outras cidades, que por aqui passam que quebram e sujam?

Estamos perdendo nossa cultura e adquirindo hábitos inconcebíveis para uma sociedade organizada e justa.

Chega de sujeira. O lixo que você produz é seu e não do terreno do vizinho ou da rua.