Arrabel Murara, prefeita de Benedito Novo, assume presidência da Amve
Conheça o seu Candidato de Ascurra
O jornal Parole entrevistou os candidatos a prefeito de Ascurra para que você saiba mais sobre as propostas
O jornal Parole entrevistou o candidato com perguntas e respostas escritas e entregues até o dia 20 de setembro. Esperamos que a entrevista possa servir de parâmetro para você eleitor tomar a sua decisão final na urna no dia 06 de outubro.
JP: Uma breve apresentação sua.
Nascido em 20 de dezembro de 1966, em Rodeio, é filho de Raulino Agostini e Beatriz Agostini. Casado com Cristiane Regina Tomelin Agostini, é pai de Lais Michele Agostini e Leonardo Lorenzo Agostini. Empresário, há 33 anos como despachante, apaixonado por Ascurra.
JP: Qual sua experiência em gestão pública?
Rosimar: Fui o vereador mais votado na eleição de 2004, atuando de 2004 a 2008.
Além disso, concorri ao cargo de vice-prefeito em 2000 e 2008, e, embora não tenha sido eleito, minha influência na política local permanece forte. Criei o projeto “Tribuna Livre” em 2004, uma iniciativa que continua ativa até os dias de hoje, permitindo que os cidadãos expressem suas opiniões diretamente no legislativo.
Além da minha carreira política, sou conhecido por ser voluntário e apoiador de causas importantes. Atuei como tesoureiro da Comissão Municipal de Esportes (CME), da Associação do Bairro São Francisco e do Conselho de Pastoral Comunitária (CPC) da Igreja Matriz, sempre demonstrei um forte compromisso com o desenvolvimento e a coesão da comunidade.
JP: Qual sua história de vida no que se refere à sua atuação social (relacionamento com a comunidade, em geral); quando e em que nível já esteve ou está dedicado a alguma ação de interesse público?
Rosimar: Um dos feitos mais destacados de minha trajetória foi a construção do campo de futebol da Sociedade 7 de Setembro, um marco para a comunidade local.
Além disso, estou presente constantemente nas festas de igreja, onde colaboro ativamente. Minha paixão pelo esporte e pela integração comunitária é percebida na participação das Olimpíadas de Bairros e na organização da tradicional “Roda do Bicho” nas celebrações religiosas. Onde tenho o prazer de estar em meio a comunidade, aliás, isso vai continuar.
JP: Quais seus valores éticos políticos?
Rosimar: Antes de mais nada, tenho um profundo amor e compromisso com este lugar que me formou como pessoa e cidadão e hoje crio minha amada família.
Cresci caminhando pelas ruas dessa cidade, conhecendo sua história, sua cultura e, principalmente, as pessoas que fazem dela um lugar especial. Tenho orgulho das nossas raízes, é mais do que um cargo; é uma missão pessoal. Quero garantir que as futuras gerações tenham as mesmas oportunidades que eu tive e que todos possam se orgulhar de viver aqui. Os meus valores são Deus, Pátria, Família e Liberdade.
JP: Qual seu projeto para manter os jovens em Ascurra, evitando a evasão para municípios maiores?
Rosimar: Valorizar as empresas já existente em nossa cidade e buscar mais indústria ao município é um dos projetos, afinal os jovens saem do município por não ter empregos suficientes. Manter o espaço do empreendedor e firmar parcerias com instituições de ensino, para capacitação dos munícipes. Daremos mais oportunidades para que nossos jovens se interessem pela cidade e não queiram sair daqui.
JP: Qual ou quais medidas podem ser efetivadas ou alteradas para adequar a saúde pública?
Rosimar: Estender o atendimento até às 22h nas unidades de saúde, garantindo atendimento de qualidade, hoje em dia temos vária empresas que trabalham na geral, ajudaria muito a população, além disso, se um indivíduo precisar de atenção médica depois das 17h, precisa se locomover até Ibirama ou Indaial, assim não precisará. Adquirir veículo com maior capacidade de lugares para transporte de pacientes, existindo um carro maior facilitará o transporte, podendo levar mais pessoas de uma só vez. Garantir atendimento com médico pediatra, geriatra e ginecologista nas duas unidades de saúde, as filas têm que diminuir, precisamos de mais médicos para nossa população, não adianta construir mais prédios e ficarem sem atendimento. Dar continuidade no Programa Ascurra Mais Saudável, com acompanhamento de profissionais como: Psicólogo, Nutricionista, Dentista e Fonoaudióloga.
Ampliação de vagas para exames de alta complexidade. Garantir e ampliar o atendimento domiciliar aos idosos, doentes acamados e portadores de necessidades especiais. Precisamos acompanhar com carinho e atenção nossos idosos que tanto fizeram por nós no passado, isso é de certa forma gratidão, respeito. A inclusão tão falada hoje em dia é isso, olhar por todos, atendê-los com respeito, afinal somos todos importantes. Entregar medicamentos contínuos aos idosos em domicílio, eles não precisam sair de suas casas, se organizarmos conseguiremos um carro para fazer esse trabalho.
Adquirir um carro adaptado para transporte de pacientes da hemodiálise, nosso município transporta vários pacientes, e sabemos o desconforto que é estar em um carro inadequado, muitas vezes lotado com outros pacientes, por isso um carro adaptado será extremamente necessário. Outra situação de extrema importância é o combate às larvas do mosquito borrachudo, maruim, pernilongo, temos que extinguir esses mosquitos, ainda mais pelo fato de trazerem muitas doenças.
JP: Como está o turismo no seu plano de governo?
Rosimar: Garantirei melhorias nas rotas do turismo, integrando os pontos turísticos em nossa cidade, para que os turistas tenham mais segurança e acessibilidade. Incentivarei os comércios ligados ao turismo a realizarem o cadastro no CADASTUR, garantindo assim uma importante fonte de consulta para os turistas, fazendo com que seus comércios sejam mais conhecidos, consequentemente mais bem avaliados e visitados.
Apoiaremos e incluiremos mais pontos turísticos do nosso município no circuito do vale europeu, existem muitos lugares maravilhosos em Ascurra para serem visitados, explorados por todos.
Seguir o PNT (plano nacional de turismo) que tem por objetivo ordenar as ações do setor público, orientando o esforço do estado e a utilização dos recursos públicos para o desenvolvimento do turismo.
Incentivo ao turismo cultural, ecoturismo e turismo de aventura, nossa cidade tem tudo para dar certo, rotas perfeitas para o turismo de aventuras.
Criaremos um centro de informações turísticas, melhores informações, facilidade de acesso aos turistas.
JP: Seu plano de governo contempla que tipo de fomento para a economia?
Rosimar: Manteremos o espaço do Empreendedor. firmaremos parcerias com instituições de ensino, buscaremos junto ao CDL (Câmara de dirigentes lojistas) parcerias para o desenvolvimento e fortalecimento do comércio local.
Garantir via emendas parlamentares, recursos para a aplicação no desenvolvimento da cidade.
Lutar juntamente com nossa bancada de deputados, por um novo Pacto Federativo, na qual aumenta o volume de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Garantir o Serviço De Patrulha Mecanizada Para Empresas.
JP: Como pretende conciliar as demandas municipais com a instabilidade jurídica e, especialmente, diante da economia nacional que já demonstra falta nos repasses municipais?
Rosimar: Primeiramente tomaremos conhecimento do orçamento do município para que conheçamos os valores arrecadado dos Estados e União, para depois fazermos adequações necessárias. Sobre as faltas de repasses municipais, existem
Leis que obrigam tais repasses, isto precisa ser analisado no período de transição.
JP: Qual sua posição sobre a reforma tributária e a alteração no sistema dos tributos municipais?
Rosimar: Essa alteração tributária será em relação ao ISS (imposto sobre serviços) que hoje é tributado pelo município e que será integrado junto com outro tributo estadual e unificado em um só e depois repassado ao município, como ocorre hoje com ICMS. Mas isso ocorrerá de forma gradativa, e os municípios através das associações e também a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) ainda estão em discussão para tentar uma maneira que não prejudique tanto os municípios.
Atualmente, há três propostas de emenda à constituição que tratam da reforma tributária: PECs nº 45/2019, nº 110/2019 e nº 46/2022, porém sem definição, segundo o presidente da AMVE, Jorge Augusto Krüger: “As propostas defendidas pelo governo colocam em risco a arrecadação dos municípios, eu concordo. A arrecadação municipal deve ser usada dentro de cada cidade, sendo assim o crescimento é favorável à população. É o retorno de impostos como o ISS (Imposto sobre Serviços) que nos garante poder seguir fazendo obras e transformando a cidade”.
JP: Sua manifestação para encerrar.
Rosimar: Ser prefeito da minha cidade natal é, para mim, mais do que um cargo; é uma missão pessoal. Quero garantir que as futuras gerações tenham as mesmas oportunidades que eu tive e que todos possam se orgulhar de viver aqui. Estou pronto para trabalhar incansavelmente para fazer desta cidade um lugar ainda melhor para se viver.
Agradeço a Deus pela oportunidade, a minha família pela dedicação e força que tem me dado e ao povo de Ascurra pela confiança.
Eu e o Maicon Possamai contamos com todos Ascurrenses!!!
Ascurra Merece Mais!!! Vote 22, para prefeito e vice e para vereadores vote na coligação PL 22 e MDB 15.
Agradeço imensamente a oportunidade.
JP: Agradecemos imensamente pela entrevista.
O jornal Parole entrevistou o candidato com perguntas e respostas escritas e entregues até o dia 20 de setembro. Esperamos que a entrevista possa servir de parâmetro para você eleitor tomar a sua decisão final na urna no dia 06 de outubro.
JP: Uma breve apresentação sua.
Sou Arão Josino, jornalista, estudei Política e Gestão Pública. Em 2020, fui eleito prefeito de Ascurra. Nasci e cresci no bairro Tamanduá, sou filho dos professores Arão e Claudete. Estudei e atuei em Florianópolis, onde trabalhei no Governo de Santa Catarina e fui apresentador de TV e rádio. Sou filiado ao Novo e acredito que o melhor caminho para o desenvolvimento do Brasil é o emprego e o desenvolvimento econômico. Defendo o fim dos privilégios e a liberdade de expressão. Sou um apaixonado por Ascurra e faço disso minha missão: me dedicar unicamente a proporcionar oportunidades aos ascurrenses e melhorar cada dia mais a qualidade de vida do nosso município.
JP: Qual sua experiência em gestão pública?
Arão: Minha trajetória na gestão pública começou cedo, com uma experiência como estagiário na Câmara de Vereadores de Blumenau. Mais tarde, em Florianópolis, atuei por sete anos no Governo de Santa Catarina, onde tive a oportunidade de conhecer de perto a administração estadual. Também, durante quase dois anos, trabalhei na Prefeitura de Timbó. Em 2020, aos 27 anos, fui eleito prefeito de Ascurra, tornando-me o terceiro prefeito mais jovem do estado. Durante o mandato, fui presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu e vice-presidente da FECAM, onde trabalhei para fortalecer os municípios catarinenses e ampliar a representatividade de Ascurra.
JP: Qual sua história de vida no que se refere à sua atuação social (relacionamento com a comunidade, em geral); quando e em que nível já esteve ou está dedicado a alguma ação de interesse público?
Arão: A participação comunitária sempre esteve presente na minha vida. Ainda criança, comecei a participar do Rotary através dos programas de juventude. Na adolescência, me envolvi com o movimento estudantil, porta de entrada para a participação na vida política. Também atuei em entidades de proteção aos animais e na Igreja. Atualmente, sou rotariano e associado honorário do Rotaract. Participo ainda de organizações voltadas para a política e a educação pública.
JP: Quais seus valores éticos políticos?
Arão: Como filiado ao Partido Novo, acredito em uma política pautada pela ética, transparência e respeito ao cidadão. Defendemos a geração de oportunidades, o fim dos privilégios políticos e o uso responsável dos recursos públicos. Nosso compromisso é com a liberdade individual e de expressão, o incentivo ao empreendedorismo e a diminuição da burocracia, para que o Estado seja mais eficiente e focado em oferecer serviços de qualidade. Acredito que uma gestão pública eficiente e sem desperdícios é essencial para promover o desenvolvimento econômico e social que todos merecem.
JP: Qual seu projeto para manter os jovens em Ascurra, evitando a evasão para municípios maiores?
Arão: Para manter os jovens em Ascurra e evitar a evasão para municípios maiores, nosso plano de governo foca em várias frentes estratégicas. Em primeiro lugar, vamos fortalecer a educação básica com a introdução de novas tecnologias, como mais lousas digitais e disciplinas de Empreendedorismo, além de criar salas de tecnologia e oficinas de inovação no Centro Integrado de Educação. Esse planejamento visa preparar nossos alunos para um mercado de trabalho competitivo e local. Além disso, vamos expandir o programa Ascurra de Oportunidades, oferecendo mais cursos de capacitação e fortalecendo a Sala do Empreendedor para gerar mais empregos qualificados na cidade. Também criaremos novos espaços culturais e esportivos, como um ginásio e uma banda municipal, para engajar os jovens em atividades enriquecedoras. O programa Integra Ascurra, que recentemente foi idealizado, conectará alunos do Ensino Médio das nossas escolas estaduais a empresas locais, promovendo a inserção no mercado de trabalho e incentivando a permanência em nosso município.
JP: Qual ou quais medidas podem ser efetivadas ou alteradas para adequar a saúde pública?
Arão: A saúde pública é a prioridade da gestão, mas também o maior desafio para os prefeitos de todo o Brasil. A Prefeitura deve ter como foco a atenção primária. Nesses anos à frente do município, realizamos mais de 75 mil consultas médicas. Também ampliamos as especialidades com atendimento em Ascurra, passando de quatro para nove. Outra medida importante está nos espaços adequados, com equipamentos modernos e estrutura para bem atender a população. Os próximos passos para Ascurra devem ser a inauguração do Centro de Especialidades e a nova Unidade de Saúde do bairro Vila Nova.
JP: Como está o turismo no seu plano de governo?
Arão: O turismo é uma área estratégica para o desenvolvimento. Estamos focados em transformar o turismo em um motor de crescimento econômico, valorizando nossas tradições e potencializando nossas atrações. Vamos ampliar e fortalecer a Festa Per Tutti, que celebra nossa herança italiana, tornando-a um evento sustentável e atrativo para turistas. Além disso, vamos ampliar a Rota das Capelas e oferecer consultorias para empreendedores do setor turístico, estimulando a criação de novos atrativos e experiências.
JP: Seu plano de governo contempla que tipo de fomento para a economia?
Arão: O fomento à economia é um pilar central para o desenvolvimento sustentável de Ascurra. Vamos transformar o programa Ascurra de Oportunidades em uma ação permanente. Fortaleceremos a Sala do Empreendedor, ampliando as ofertas de cursos e formações. Além disso, apoiaremos o crescimento da indústria local e promoveremos uma maior comercialização dos produtos de Ascurra. E isso já é realidade, pois ao longo da nossa gestão, construímos, junto da comunidade, o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico de Ascurra.
JP: Como pretende conciliar as demandas municipais com a instabilidade jurídica e, especialmente, diante da economia nacional que já demonstra falta nos repasses municipais?
Arão: A gestão pública exige que o prefeito tenha conhecimento, experiência e uma equipe capacitada e atualizada para acompanhar a instabilidade jurídica e a situação econômica do Brasil. Conciliar este trabalho é possível a partir do momento em que as decisões são tomadas a partir de evidências. É preciso respeito às leis e responsabilidade nos gastos públicos, priorizando o que realmente garante um serviço público eficiente e desenvolvimento econômico e social.
JP: Qual sua posição sobre a reforma tributária e a alteração no sistema dos tributos municipais?
Arão: O Brasil precisa da reforma tributária. Mas essa deve ter como objetivo primordial a redução de impostos, a desburocratização para o desenvolvimento da indústria e a descentralização dos recursos. É inadmissível que o dinheiro público esteja concentrado em Brasília, enquanto a vida das pessoas acontece nos municípios. Defendo uma reforma tributária municipalista, que garanta que nossos impostos retornem em serviços públicos e qualidade de vida. Precisamos reduzir o tamanho da máquina pública, os altos salários e privilégios de uma classe de servidores públicos que, lá em Brasília, tem gasto grande parte do orçamento público do nosso país.
JP: Sua manifestação para encerrar.
Arão: A gestão precisa ter planejamento. Quando assumimos a Prefeitura em 2021, elaboramos o Plano de Desenvolvimento Econômico para os próximos 20 anos. A partir disso, iniciamos uma série de ações com este propósito. Criamos o programa Ascurra de Oportunidades, abrimos a Sala do Empreendedor e projetamos grandes obras, como o asfalto do Ilse, a unidade de saúde do bairro Estação e o Centro Integrado de Educação. Ascurra está no caminho certo. Na saúde, ampliamos os atendimentos; a educação ganhou investimentos em tecnologia e é referência regional pela qualidade do ensino. Nossa gestão iniciou 11 km em pavimentação de ruas. Com planejamento, bons projetos e conhecendo os caminhos para viabilizar recursos para o município, queremos continuar levando “Ascurra Pra Frente”. Meu compromisso, ao lado do vice-prefeito Soires, é seguir trabalhando pela nossa população. Conto com o seu voto, agora é “30”.
JP: Agradecemos imensamente pela entrevista.
*Os textos são de inteira responsabilidade dos candidatos
Deixe seu comentário