Empreendedor

Empresários do varejo mantêm cautela no início de 2026, aponta indicador

  • Iamgem: ASCOM - Empresários do varejo mantêm cautela no início de 2026, aponta indicador

Na comparação anual, o ICEC está 7,2% abaixo do registrado em janeiro de 2025 e 24% inferior ao índice de fevereiro de 2020, período anterior à pandemia de Covid-19

Se entre os consumidores catarinenses o cenário é de otimismo neste começo de ano, entre os empresários do comércio varejista ainda predomina a cautela. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), medido mensalmente pela Fecomércio SC em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), registrou leve queda de 0,3% em janeiro no estado, alcançando 103,3 pontos.

Na comparação anual, o ICEC está 7,2% abaixo do registrado em janeiro de 2025 e 24% inferior ao índice de fevereiro de 2020, período anterior à pandemia de Covid-19. Segundo o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o pessimismo é impulsionado pelas atuais condições da economia, especialmente pelos juros elevados, que seguem funcionando como um freio ao consumo.

Leia também: O abraço da areia: como o alargamento de Itapoá protege o futuro do litoral catarinense

Ele ressalta, no entanto, que há expectativa de melhora ao longo de 2026, em função de fatores como a entrada em vigor da isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais, além da perspectiva de queda tanto dos juros quanto da inflação. Por outro lado, o fato de 2026 ser um ano eleitoral pode trazer instabilidade ao cenário econômico.

“A cautela dos empresários é compreensível. Apesar de 2025 ter sido um ano positivo, com crescimento consistente, houve uma desaceleração no segundo semestre em razão do impacto dos juros altos. Ainda assim, a Fecomércio SC avalia que o contexto atual é mais favorável, com inflação mais controlada e perspectiva de redução da taxa Selic. A expectativa é de melhora do índice ao longo do ano”, afirma Dagnoni.

Os subindicadores do ICEC reforçam essa avaliação. O índice que mede a percepção sobre as condições atuais da economia brasileira está em 69,4 pontos — valores abaixo de 100 indicam pessimismo. Já o índice de expectativas, que reflete a visão de futuro, atinge 133,1 pontos, enquanto o indicador de investimento marca 107,5 pontos.

Conteúdo replicado por Cabeço Negro​
Criado por ASCOM
Conteúdo replicado por Vanessa Karine Menegassi - REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS


Siga-nos no