O coração é o músculo mais importante do corpo. A cada batida ele fornece alimento e oxigênio às células. Um coração saudável é a chave para um corpo saudável, e seu coração precisa de exercícios para mantê-lo em forma. Caminhar é um dos melhores modos de manter-se em forma.
As doenças do coração estão entre as mais comuns e são algumas das principais causas de adoecimento e óbito no Brasil, sendo consideradas um problema de saúde pública no mundo todo. Dentre as doenças do coração, destaca-se a doença arterial coronariana, que pode apresentar-se como uma dor no peito (aguda ou crônica) ou como infarto agudo do miocárdio, o cenário mais grave.
Os fatores de risco para as doenças cardiovasculares podem ser próprios do indivíduo, como nos casos de transmissão hereditária ou condições congênitas, mas os fatores externos são os mais comuns, como o tabagismo, o comportamento sedentário, a inatividade física, e a alimentação inadequada, os quais também se relacionam com outras doenças igualmente prejudiciais para o coração. Esse é o caso do diabetes e da obesidade.
Sabendo que a mudança para manter a saúde cardiovascular em dia está principalmente nos hábitos de vida e na busca por ambientes promotores de saúde, é possível incluir algumas atitudes e alguns comportamentos no seu dia a dia para se prevenir de efeitos prejudiciais no futuro.
Você sabia que trinta minutos de caminhada diariamente ajudam a:
– prevenir ataques e problemas do coração
– controlar a pressão arterial;
– reduzir os níveis de colesterol;
– tonificar os músculos e fortalecer os ossos;
– aumentar os níveis de energia e tirar o máximo proveito de sua vida;
– controlar o peso, melhorar o sono;
– aumentar seu bem estar físico e mental.
Para adotar o hábito de caminhar:
– começar devagar, apreciar o que está a sua volta e, gradualmente, estabelecer meia hora de caminhada por dia;
– usar sapatos e roupas confortáveis;
– beber um copo de água antes e depois de caminhar;
– evitar caminhadas longas após as refeições;
– dar passos moderados no início e no final da caminhada;
– caminhar com outras pessoas pode ser muito mais agradável que caminhar sozinho;
Além de caminhadas , adotar uma alimentação adequada e saudável é essencial para manter a saúde cardiovascular. Consuma com moderação o sal, gorduras e açúcar.
O ideal é manter uma dieta regrada pelo menos durante a semana, controlando a ingestão de sódio (presente em industrializados, embutidos e enlatados) e gorduras saturadas, e consumindo alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, frutas com casca, verduras, leguminosas e cereais.
Aos finais de semana, a recomendação é não exagerar: a pessoa pode comer uma fatia média de bolo em uma festa, mas não pode repetir.
Nenhum nutriente deve ser visto de forma isolada. O ômega 3, por exemplo, é recomendado para situações específicas, mas sozinho não promove a saúde do coração. Um só alimento não é a solução dos problemas. É o contexto de uma alimentação equilibrada que fará diferença.
O exercício físico, por sua vez, ajuda a controlar a frequência cardíaca, fazendo o coração trabalhar menos e de forma mais eficiente, As pessoas ativas têm capacidade física maior e vivem 15 a 20 anos mais do que as pessoas sedentárias, independentemente de ter uma doença cardiovascular.
Antes de iniciar uma rotina de exercícios é necessário consultar o médico e fazer uma avaliação cardiovascular. A partir daí, a recomendação é praticar atividades de três a cinco vezes por semana, com duração de 60 minutos cada sessão.
Para torná-lo um hábito, o exercício não pode ser um sacrifício, tem que ser prazeroso. E você já se exercitou hoje?
Deixe suas sugestões sobre assuntos que podemos publicar aqui na coluna saúde @saluscsaude
Até breve.
Dr. Eric Sanders
Deixe seu comentário