logo RCN
Dr Eric Sanders

O coração partido pode realmente gerar um infarto?

A Síndrome do coração partido é originária de  uma dor emocional que causa sintomas semelhantes aos do infarto. A doença também conhecida como síndrome de Takotsubo (por causa da semelhança visual da área do coração afetada com a de um vaso usado para a captura de polvos) ou cardiomiopatia induzida por estresse, foi descrita pela primeira vez nos anos 90 .

Suspeita-se que a síndrome do coração partido tenha um culpado: a adrenalina, um hormônio de resposta ao estresse que prepara o corpo para correr ou lutar. Em níveis médios, a adrenalina acelera o coração, a fim de deixar o organismo preparado para um esforço físico extra. Só que quando a dose de adrenalina está muito mais elevada do que deveria, o efeito é contrário. Os batimentos cardíacos começam a diminuir e os músculos do coração podem ficar temporariamente paralisados.  

Apesar de rara, a síndrome ocorre com muito mais frequência em mulheres acima dos 40 anos, principalmente as que se encontram no período pós-menopausa, mas pode surgir em qualquer idade, afetando também homens e pessoas idosas.

As Causas mais frequentes da síndrome do coração partido provocam um aumento da produção de hormônios do estresse no organismo, que podem gerar contração de alguns vasos cardíacos, lesando o coração.

São elas :

• Morte inesperada de um familiar ou amigo

• Ser diagnosticado com uma doença grave

• Perder uma grande quantidade de dinheiro

• Ser separado da pessoa amada, através de divórcio, por exemplo.

Sintomas mais frequentes:

·   Aperto no peito

·   Dificuldade para respirar

·  Tonturas e vômitos

·  Perda de apetite ou dor no estômago

·  Raiva, tristeza profunda ou depressão

·   Dificuldade para dormir

·  Cansaço excessivo

·  Perda de autoestima, sentimentos negativos ou pensamento suicida.

Normalmente, estes sintomas surgem após uma situação de grande estresse e caso a dor no peito seja muito forte ou o paciente tenha muita dificuldade para respirar, é recomendado ir ao pronto socorro para fazer exames, como eletrocardiograma e exames de sangue, para avaliar o funcionamento do coração.

Não existe nenhuma fórmula eficaz para prevenir a síndrome do coração partido, mas praticar esportes, atividades físicas ao ar livre e ter uma alimentação mais saudável podem ser bons aliados para combater a síndrome e outras doenças, uma vez que representam a oportunidade de sociabilizar, reduzindo o isolamento social e contribuindo não apenas com o bem-estar do coração, mas com a saúde de um modo geral.

Cuide-se!

Dr Eric Sanders

AGOSTO ficou DOURADO Anterior

AGOSTO ficou DOURADO

Bicho geográfico Próximo

Bicho geográfico

Deixe seu comentário