logo RCN
DR ÉRICK

Eletrocardiograma: por que fazer?

O eletrocardiograma (ECG), disponível desde o início do século passado, apesar da continua renovação das tecnologias utilizadas para os diagnósticos médicos,  ainda mantém um papel central na investigação de várias doenças cardíacas.

Podemos dizer que é um exame complementar importante para a interpretação do ritmo cardíaco , para a detecção de isquemia do coração ( infartos, anginas), nos casos de miocardites, pericardites, hipertensão arterial, entre outros.

O eletrocardiograma é um exame que detecta a atividade elétrica do nosso coração, já que ele  é um órgão movido a sangue e eletricidade. Cada batimento, cada contração do músculo cardíaco, cada movimento das válvulas do coração são comandados por pequenos impulsos elétricos gerados no próprio local.

Graças ao ECG conseguimos identificar os padrões normais de transmissão e geração destes impulsos elétricos. As várias posições dos eletrodos são usadas para captar diferentes ângulos do coração, como se fossem várias câmeras voltadas para cada uma das partes do órgão.

A avaliação cardiológica com ECG faz parte do checkup anual recomendado por autoridades de saúde.

Ele consiste em consultas e exames preventivos, sendo indicado principalmente para pessoas pertencentes a grupos de risco :

  • Que tenham mais de 40 anos
  • Com histórico familiar de doença cardíaca
  • Diabéticos
  • Hipertensos
  • Obesos
  • Portadores de apneia obstrutiva do sono
  • Avaliação pré-cirúrgica
  • Liberação médica para atividade física

O ECG é um dos procedimentos utilizados para determinar o risco cirúrgico pré-operatório.

Este fator corresponde à avaliação do estado clínico do paciente antes de uma cirurgia, calculado com base em escalas e padrões aprovados por sociedades médicas.

O cálculo do risco cirúrgico existe para evitar complicações decorrentes das operações, que sobrecarregam o aparelho cardiovascular.

O início de uma atividade física diferente também pode sobrecarregar o sistema cardiovascular.

Nesse contexto, o clínico geral ou cardiologista pedem exames como o eletrocardiograma para evitar agravos à saúde do paciente.

Assim como outros exames de rotina , o eletrocardiograma é uma forma de avaliar o funcionamento do coração e suas estruturas. Dessa forma, é importante realizar esse exame periodicamente, de acordo com indicação médica, garantindo que não existam problemas cardíacos. Além disso, caso alterações sejam identificadas, o exame permite um diagnóstico precoce, ajudando a desenvolver um tratamento rápido, que evite complicações.

Já fez alguma vez esse exame?

Para dúvidas e sugestões acesse nosso insta @saluscsaude

Abraço e até breve.

Rinite Alérgica Anterior

Rinite Alérgica

Verão, praia e ... Gastroenterite. Próximo

Verão, praia e ... Gastroenterite.

Deixe seu comentário