As cardiopatias surgem de doenças que, de alguma forma, afetam a Saúde do coração. Uma delas é a doença cardíaca reumática, problema grave que pode prejudicar a qualidade de vida.
A doença reumática cardíaca é uma doença mediada por anticorpos em que o próprio organismo ataca as válvulas do coração e/ou o músculo cardíaco. Também chamada de cardiopatia reumática crônica (CRC), é uma complicação da febre reumática.
Geralmente ocorre por uma evolução inflamatória bacteriana de amigdalites mal curadas e que atinge de forma direta o coração.
A principal prevenção da doença cardíaca reumática é prevenir a febre reumática. Isso se dá com o diagnóstico e o tratamento adequado de infecções de garganta, as amigdalites, quase sempre incluindo medicações antibióticas simples e repouso.
Os sintomas gerais são : cansaço excessivo, palpitações e dores no peito, respiração curta e acelerada, falta de ar e desmaio.
A doença cardíaca reumática é uma doença grave e, a partir dos primeiros sinais, é fundamental o tratamento efetivo e precoce para evitar a piora do quadro clínico do paciente.
A prevenção de novas crises reumáticas é realizada com penicilina e se torna fundamental. Em cada nova crise há mais destruição das estruturas cardíacas. Quando a doença já está muito avançada, uma cirurgia cardíaca de troca das válvulas ou até um transplante cardíaco podem ser necessários.
É importante, sempre que haja dor de garganta ou desconforto local que seja avaliado por um médico . A prevenção se torna fundamental e necessária para evitar problemas cardíacos.
Já fez seu controle clínico quando apresentou dor de garganta?
Cuide-se e cuide do seu coração.
Até breve
Dr. Eric Sanders
Deixe seu comentário