logo RCN
Dra. Cris

1.100 dias

A importância na vida do seu filho

Se pensarmos na construção da saúde de um indivíduo, precisamos deixar de pensar somente que isso se faz após o nascimento. É preciso voltar ao instante da concepção e o período que o antecedeu, porque, sim, a saúde dos pais influencia a saúde da futura geração.

Vamos começar explicando o que significa esse período?

·     Gravidez = por volta de 270 dias

 +

·     1º ano de vida do bebê (0 a 12 meses) = 365 dias

 +

·     2º ano de vida do bebê (12 a 24 meses) = 365 dias

                 = 1000 dias

E se acrescentarmos ainda o período pré-concepcional: pelo menos 3 meses antes da gestação = 1100 dias. 

Graças ao avanço das pesquisas científicas, sabemos, mais do que nunca, que o começo da vida importa e muito, e que trabalhar a saúde a partir da prevenção é a melhor maneira de proporcionar ao ser humano a chance de desenvolver todo o seu potencial.

O cuidado que um bebê precisa receber para que o seu desenvolvimento seja saudável, do ponto de vista fisiológico, psicológico e social, vai muito além de medir em uma consulta quanto cresceu e engordou no mês. A vida e toda sua estrutura e formação inicia em média 90 dias antes da concepção. Por isso o período de preparação para a gestação é tão importante.

Esse conceito surgiu após pesquisas publicadas na revista Lancet entre 2008-2013, sob a ótica da epigenética. Epigenética nada mais é do que a influência do ambiente na saúde e no comportamento dos indivíduos. A alimentação, doenças, experiências vividas, entre outros fatores, podem influenciar na saúde desse individuo até a velhice.

Tanto no período preconcepção quanto na gestação é quando ocorre a programação metabólica, o imprinting metabólico, quando existe a capacidade de mudar a vida daquela criança antes mesmo dela ser gerada. Afinal, é nesse período que cada célula do corpo está sendo formada e programada.

O quão maravilhoso é isso? Podemos atuar na prevenção de doenças crônicas, autoimunes, alergias, obesidade, entre diversas outras patologias.

Além da relação com a saúde física ,a formação do indivíduo liga se aos sentimentos maternos e tudo que a mulher vive meses antes e durante sua gestação . O fato de ter um parceiro que deseja tanto quanto ela a gravidez e “engravida” junto , auxiliando  , conversando e interagindo com o bebê, faz com que o produto desta gestação venha fortalecido. Já notou que assim que o bebê nasce, se houve interação com o pai e proximidade durante a gestação ele reconhece a voz?

Nas próximas semanas falaremos sobre cada etapa desses 1.100 dias . Acompanhe nossa coluna e deixe suas dúvidas lá no meu insta: @dracrisschmitzpedi

Abraço carinhoso e até breve.

Dra. Cris

O Calor pode provocar queda da pressão arterial Anterior

O Calor pode provocar queda da pressão arterial

Como a doença reumática altera o coração Próximo

Como a doença reumática altera o coração

Deixe seu comentário