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EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Como proteger seus ativos financeiros

As três principais fraudes bancárias

As fraudes bancárias representam uma ameaça séria para a segurança financeira dos indivíduos e das instituições. De acordo com estudos realizados pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em 2022 as fraudes bancárias no Brasil atingiram R$ 2,5 bilhões em prejuízos para os bancos. Esse valor inclui uma variedade de fraudes, como clonagem de cartões, phishing, fraudes em meios eletrônicos de pagamento, entre outras.  Entretanto, os maiores prejuízos não são somente dos bancos, mas também dos clientes, que às vezes não são ressarcidos pelo fato de caírem em golpes cada vez mais sofisticados, onde os golpistas utilizam-se de engenharia social, única forma de golpe que os bancos não indenizam. Deste modo, apresentarei alguns golpes mais comuns, estes podem variar em complexidade, mas todos têm o potencial de causar danos significativos aos consumidores, afetando sua confiança no sistema bancário, acarretando danos financeiros e psicológicos aos clientes.

 1. Clonagem de Cartões e Skimming

A clonagem de cartões e o skimming são técnicas sofisticadas usadas por criminosos para obter informações de cartões de crédito ou débito de forma fraudulenta. Os golpistas instalam dispositivos skimmers em caixas eletrônicos, terminais de pagamento ou até mesmo em sistemas de pagamento sem contato, como em máquinas de cartões de crédito em lojas. Esses dispositivos são capazes de capturar os dados do cartão durante uma transação legítima. E ainda, ligam aos lojistas se passando por técnicos de máquinas de cartões e induzem a instalação um aplicativo para realizar a clonagem de cartões, dados e também desviam as vendas realizadas para os criminosos.

Para proteger-se contra a clonagem de cartões e o skimming, é importante:

a) Inspecionar cuidadosamente os caixas eletrônicos e terminais de pagamento em busca de qualquer dispositivo suspeito;

b) Cobrir o teclado ao digitar sua senha em um caixa eletrônico ou terminal de pagamento;

c)  Monitorar regularmente os extratos bancários para detectar atividades não autorizadas e relatar qualquer transação suspeita imediatamente ao banco;

d)  Utilizar cartão com chip ou por aproximação favorece a segurança, pois a cada passagem de cartão é criada uma codificação interna da compra, que é destruída após a finalização da transação.

2. Phishing e Fraudes por E-mail

O phishing (pescaria) é uma das fraudes bancárias mais comuns e enganosas, em que os golpistas enviam e-mails, mensagens de texto, ligações telefônicas ou mensagens por aplicativos, de forma fraudulenta, fingindo serem de instituições financeiras legítimas. Essas mensagens muitas vezes alertam sobre problemas na conta do destinatário e solicitam informações pessoais ou financeiras, como números de conta, senhas ou códigos de segurança. Fique atento, pois nestas mensagens enviadas, golpistas utilizam-se de uma cópia do layout com as cores e a logomarca da instituição. Para evitar cair em golpes de phishing:

a) Nunca clique em links suspeitos ou baixe anexos de e-mails não solicitados;

b) Verifique a autenticidade do remetente antes de fornecer informações pessoais ou financeiras. Entre em contato diretamente com o banco através dos canais oficiais se receberem uma solicitação suspeita;

c) Jamais se direcione a um terminal eletrônico por intermédio de ligações telefônicas, solicitando cadastramento ou desbloqueio de conta ou cartões.

3. Golpes de Empréstimos e Investimentos

Outra fraude bancária comum envolve empréstimos ou investimentos fraudulentos. Os golpistas oferecem empréstimos com taxas de juros extremamente baixas ou oportunidades de investimento com retornos garantidos, visando atrair vítimas desavisadas. Os golpistas, muitas vezes, solicitam taxas de abertura de crédito adiantadas ou informações pessoais sob o pretexto de processar o empréstimo ou o investimento, desaparecendo assim que recebem esse “sinal” de pagamento. Muito similar ao golpe do “bilhete premiado”, em que os golpistas entram em contato com a vítima, dizendo que ela tem uma quantia a receber, porém para receber é necessário realizar algum tipo de adiantamento ou pagamento parcial para desbloqueio. Para evitar ser vítima de golpes de empréstimos e investimentos:

a) Pesquise a reputação da instituição financeira ou do indivíduo que está oferecendo o empréstimo ou o investimento;

b) Desconfie de ofertas que parecem boas demais, abaixo do praticado no mercado financeiro, e sempre leia os termos e condições com atenção;

c) Nunca envie dinheiro adiantado para garantir um empréstimo ou um investimento.

As fraudes bancárias representam uma ameaça significativa aos consumidores. Ao estar ciente das táticas utilizadas pelos golpistas e adotar medidas proativas para proteger suas informações financeiras, é possível reduzir o risco de se tornar uma potencial vítima. Lembre-se sempre de manter-se informado, ficar atento aos sinais de alerta e agir com cautela ao lidar com transações financeiras online, telefônicas ou presenciais. A proteção de seus ativos financeiros deve ser uma prioridade, e, estar preparado para reconhecer e evitar fraudes é fundamental para garantir sua segurança financeira.

Mesmo com a constante atualização de informações e tipos de golpes que existem na internet e no cotidiano das pessoas, ainda assim, muitas pessoas diariamente são vítimas, pelo fato de serem enganadas, principalmente pela engenharia social, pela sutileza de gentileza, simpatia e elegância dos mais variados golpes.

Assim, seguimos juntos nesta jornada, praticando e difundindo a todos uma educação financeira simples e de resultado.   

Até breve!   

Juscelino Gaio 

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