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Ao longo das semanas tenho falado sobre o consumo, os vieses e gatilhos, que muitas vezes inconscientemente, nos fazem cair nas armadilhas do consumo.
O marketing do consumo refere-se às estratégias e práticas utilizadas para promover e vender produtos ou serviços diretamente aos consumidores finais. É um campo amplo que engloba diversas táticas para alcançar, engajar e persuadir os consumidores a comprar produtos ou serviços. Toda ação é realizada de forma a estimular e encantar o consumidor. E hoje, não vemos isso apenas na disposição dos produtos no supermercado ou nas lojas, mas também em meios digitais, no seu próprio celular. Já reparou que muitas vezes na posição do dedo que você corre a tela do celular, há “botões” invisíveis que abrem outras telas ou promoções. Meu caro leitor, não é o seu dedo que é grande demais e você clicou errado, é tudo estratégia de marketing.
Hoje, o marketing digital tem crescido exponencialmente, pelas facilidades do acesso ao meio digital, impulsionados também pelos influenciadores. Aquela máxima que, se “ele” é bom e eu também vou comprar, ou querer usar aquilo que o influenciador diz usar, se “ele” usa também posso.
As estratégias de marketing identificam as necessidades, desejos e preferências do público-alvo, e a partir de então, criam mecanismos para atingi-lo de forma eficaz, isso inclui a definição de preço adequado, divulgação e disposição em locais certos, satisfação e fidelização.
Entendendo melhor essa relação temos os 4 Ps do marketing: Produto, Preço, Ponto de Venda e Promoção, também chamados de "mix de marketing" e são considerados pilares para qualquer estratégia de marketing eficaz, à saber:
Produto: Refere-se a tudo que a empresa oferece ao mercado, incluindo não apenas o produto físico, mas também seus atributos, qualidade, design, embalagem, serviços adicionais e garantia. Pesquisas e estudos de mercado ajudam a entender e avaliar, o que a concorrência entrega e a forma que o produto/serviço poderá agregar a vida dos consumidores. Uma boa marca, um bom produto, um bom atendimento, tendem a fidelizar, o que leva o consumidor a voltar a comprar.
Preço: Envolve a definição do valor pelo qual o produto ou serviço será vendido, considerando custos, concorrência, valor percebido pelo cliente e margem de lucro desejada. Um preço bem formulado resulta em uma série de vantagens, como vendas mais fáceis e aumento do giro do estoque. Preço é importante? É. Mas vejo também, que hoje as pessoas têm mais acesso ao consumo, e o consumidor não quer mais qualquer coisa, este tem sido mais exigente, estando disposto a pagar mais por um produto melhor, com maior valor agregado e que em tese, durará por maior tempo.
Ponto de Venda ou praça: Diz respeito aos canais de distribuição e locais onde o produto estará disponível para compra, incluindo lojas físicas, online, distribuidores, entre outros. Quanto melhor o ponto, mais fácil é fazer clientes, isso vale desde a disposição dos produtos em uma loja ou supermercado, a disposição comercial de uma loja ou quiosque, até os meios digitais.
Promoção: Abrangem todas as atividades de comunicação e divulgação do produto, como publicidade, relações públicas, promoções, marketing digital, eventos e outras ações para atrair clientes. Quanto melhor for a capacidade de promover os produtos, maiores serão suas chances de vendas e sua base de clientes. Hoje vemos uma promoção pensada no meio digital. Existem várias estratégias de marketing digital, como tráfego pago ou conteúdo. Aqui vemos o “engajamento” dos influenciadores digitais, nas “publi” de divulgação dos produtos, que envolvem visualizações, curtidas e cupons de promoções. Na realidade esse “cupom” que os consumidores amam, nada mais é que um controle do engajamento da ação de marketing realizada, sabendo quanto aquela publicidade faturou.
Esses quatro elementos trabalham em conjunto para criar uma estratégia de marketing completa e eficaz, que atenda às necessidades do cliente, alcance os objetivos da empresa e se destaque no mercado.
Os 4Ps do marketing são utilizados pelas empresas como mecanismos de “encantamento” para vender. Agora pensamos como consumidores. Quem compra busca alguma coisa, com bom preço e se tiver na promoção, bingo! Mas, lembram dos vieses do consumo, grande parte das promoções, não são promoções, é o encantamento, ou os gatilhos que fazem o consumidor cair nas armadilhas do consumo.
Um exemplo mais próximo e cotidiano é o supermercado. Você já parou para pensar no que o cliente sente quando entra no seu supermercado? Isso inclui pensar na iluminação e em todo o layout do local. Com bons estímulos, as pessoas sentem-se mais alegres e relaxadas, além disso, os produtos nas prateleiras são posicionados em locais estratégicos. Em parceria com grandes marcas, produtos em destaque ficam na linha de visão do consumidor ou nas extremidades das seções, o que aumenta as chances de chamar atenção e aumentar as vendas. O preço psicológico também é uma estratégia utilizada, alterando-se a percepção do consumidor e causando-lhe a sensação de que os preços estão mais baratos. Muito utilizado na redução de um centavo do preço, como R$9,99 por exemplo. Isso estimula que o cliente compre o produto porque o cérebro está mais acostumado a dar mais importância ao número da esquerda e ignora o da direita. Assim, o consumidor compra o produto porque “acha” que está mais barato. Preços psicológicos são utilizados por muitos comércios, como discriminar o valor em parcelas e melhorar o preço por quantidade.
Nos shoppings centers também não é muito diferente, corredores largos, coloridos, bem iluminados, sem janelas ou relógios ditando o tempo, ou melhor, toda atenção e todo tempo é para o consumidor.
Mas atenção, hoje falamos de estratégias de marketing e consumo. Estas técnicas também são utilizadas por hackers, que criam estratégias para a pessoa clicar para ver ou aproveitar alguma promoção, especialmente baixos preços, sorteios ou brindes grátis. Cuidado, quem muito procura vantagens, acaba encontrando problemas, e mais uma vez lhes digo, o barato às vezes sai bem caro. Fiquem atentos!
Desse modo seguimos juntos, praticando e divulgando a todos uma educação financeira simples e de resultado.
Até breve.
Juscelino Gaio

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