Setor de serviços cresce 0,6% em setembro; oitavo mês seguido de alta
PF e CGU desarticulam esquema bilionário de fraudes no INSS com prisão do ex-presidente do órgão
-
Foto: Polícia Federal, Divulgação - Ação investiga os crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais
PF e CGU realizam operação contra esquema de descontos ilegais em benefícios do INSS, com prisões em diversos estados.
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta quinta-feira (13) a nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos indevidos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação ocorre simultaneamente em Santa Catarina e outros 14 estados, com mandados de busca, apreensão e prisão preventiva.
O que está sendo investigado pela operação?
Segundo a CGU, são apuradas diversas irregularidades graves, como a inserção de dados falsos nos sistemas oficiais do INSS, formação de organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de atos de ocultação e dilapidação de patrimônio. Essas práticas resultam em descontos associativos não autorizados que prejudicam aposentados e pensionistas, lesando diretamente os cofres públicos.
Leia também: Acidente em Pomerode: Jovem de 20 anos morre após colisão entre moto e caminhonete
Cumprimento dos mandados e prisões
Foram cumpridos 63 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares em estados como Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.
Entre os presos está o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. A defesa dele ainda não foi localizada para comentar o caso.
Como denunciar irregularidades ao INSS
A CGU mantém uma plataforma de denúncias chamada Fala.BR para que a população possa contribuir com informações sobre fraudes ou outras irregularidades em órgãos públicos.
Quem quiser denunciar pode fazer isso anonimamente escolhendo a opção “Não identificado”. No formulário, para melhor direcionamento, basta marcar “Operações CGU” no campo “Sobre qual assunto você quer falar” e colocar o nome da operação e a Unidade da Federação onde ela foi realizada no campo “Fale aqui”.
Leia também: Fábrica de pães em Itajaí é fechada após flagrante de fezes, esgoto e desvio de trigo
Por que essa operação é importante para aposentados e pensionistas?
Esse tipo de fraude compromete diretamente os direitos financeiros dos beneficiários do INSS, que muitas vezes têm valores descontados sem autorização ou sem qualquer prestação de serviço real. Com a ação da PF e CGU, espera-se impedir que esse esquema continue lesando milhares de pessoas e o sistema previdenciário brasileiro.
Além disso, a operação reforça a importância do monitoramento constante das instituições públicas para evitar corrupção e garantir que os recursos cheguem corretamente a quem tem direito.
Acompanhar e apoiar esse tipo de iniciativa ajuda a fortalecer a confiança no sistema e a transparência nas gestões públicas.
Fonte: NSC Total
Ação investiga os crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais
PF e CGU desarticulam esquema bilionário de fraudes no INSS com prisão do ex-presidente do órgão
Acidente em Pomerode: Jovem de 20 anos morre após colisão entre moto e caminhonete
Deixe seu comentário