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Celesc amplia Corredor Elétrico em SC e abre inscrições para novos parceiros

  • Foto: Divulgação/Celesc - Celesc amplia Corredor Elétrico e mantém abertas as inscrições para novos parceiros em todo o Estado

Santa Catarina avança na infraestrutura para veículos elétricos ao ampliar o Corredor Elétrico e abrir novas vagas para empresas e municípios participarem do projeto.

A mobilidade elétrica ganha força em Santa Catarina. Nesta semana, a Celesc anunciou que está ampliando o chamado Corredor Elétrico Catarinense, com novas estações de recarga já instaladas em diversas regiões do estado e inscrições abertas para que municípios, empresas e outros parceiros integrem o projeto. A iniciativa não só fortalece a infraestrutura de veículos elétricos como também abre oportunidades comerciais e estratégicas em torno da eletromobilidade.

Para o usuário curioso: você vai saber o que é esse Corredor Elétrico, por que ele interessa à economia do estado, quais as vantagens para quem participa como parceiro — e como se inscrever se for o caso.

O que é o Corredor Elétrico da Celesc?

O Corredor Elétrico é um projeto da Celesc (em parceria com a Fundação CERTI e apoiado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que visa instalar estações de recarga de veículos elétricos em todo o estado de Santa Catarina.

Até o momento, o projeto registra:

  • 39 eletropostos ativos, em 28 municípios.
  • Um plano para interligar até 100 cidades, com eletropostos instalados de modo que haja, em média, até 50 km entre cada um.
  • Um novo eletroposto em Mafra, instalado como parte da expansão.

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Em suma: o Corredor funciona como uma malha de infraestrutura para veículos elétricos — assim como muitos estados têm postos de abastecimento para gasolina/diesel, aqui são para recarga elétrica.

Por que o projeto é importante para SC?

Há vários motivos práticos:

  1. Sustentabilidade ambiental
  2. A instalação de eletropostos contribui para a redução de emissão de gases de efeito estufa, preparo para frotas elétricas e turismo mais verde. Por exemplo, o projeto já evitou mais de 900 toneladas de CO₂.
  3. Desenvolvimento econômico regional
  4. Municípios que recebem eletropostos ganham atratividade para veículos elétricos, geram fluxo adicional (turistas, serviços), e empresas podem se posicionar como parceiras no negócio. A Celesc afirma que os postos ficam em praças, hotéis, postos de combustíveis — reforçando isso.
  5. Inovação tecnológica e posicionamento estratégico
  6. O fato de ter Estado + empresa de energia + instituições tecnológicas envolvidos sinaliza que Santa Catarina quer se posicionar como referência em mobilidade elétrica no Brasil. Isso atrai investimentos, cria empregos especializados e abre novos negócios.

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Como se tornar parceiro e o que isso representa

A Celesc abriu uma chamada pública para parceiros — tanto entidades públicas (prefeituras, centros de atendimento ao turista) quanto privadas (postos, hotéis, shoppings).

Para quem se inscreve, o processo típico envolve:

  • Preencher formulários de interesse quando lançada a chamada pública
  • Ceder espaço ou infraestrutura para eletroposto (ou compartilhar como parceiro técnico/financeiro)
  • Receber orientação da Celesc/Fundação CERTI quanto à instalação, operação e integração ao Corredor
  • Beneficiar-se com visibilidade da iniciativa, valorização de território, atração de usuários de veículos elétricos e potencial de turismo

Assim, se você tiver imóvel ou negócio em local estratégico, pode aproveitar essa oportunidade.

O que muda para o cidadão comum?

Mesmo que você não participe como parceiro, há benefícios visíveis para o usuário de veículos elétricos ou quem pensa em migrar para eles:

  • Maior cobertura de estações de recarga significa menos “medo de ficar sem energia” em trechos mais distantes.
  • Facilitação do uso de carro elétrico no interior do estado ou em roteiros turísticos que passam por SC.
  • Incentivo ao transporte mais limpo, o que beneficia toda a comunidade (menor poluição, menor ruído, economia de combustível).
  • Pode haver impacto positivo no imóvel ou comércio próximo ao eletroposto (mais movimento, valorização).
Fonte: SECOM

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