Hospital Joinville

Saúde em Obras: ampliação do setor de cardiologia do Hospital Regional de Joinville avança e promete reforçar atendimento no Norte de SC

  • Foto: Divulgação SES - Saúde em Obras: Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, avança na ampliação do Setor de Cardiologia

Ampliação moderniza setor cardíaco do Hospital Regional de Joinville e reforça capacidade de atender casos complexos pelo SUS no Norte de SC.

O fortalecimento da rede pública de saúde dá mais um passo importante no Norte catarinense. O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, segue avançando na ampliação do seu Setor de Cardiologia — uma intervenção aguardada há mais de 20 anos e que deve transformar a capacidade de atendimento da unidade referência em alta complexidade. Com investimento de R$ 8,7 milhões do Governo do Estado, a obra moderniza espaços, amplia leitos e reforça a assistência a pacientes com doenças cardiovasculares graves.

Avanço da obra e estrutura modernizada

Até o momento, já foram concluídas as demolições, a construção da estrutura principal e boa parte da cobertura. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), cerca de 70% da nova cobertura já foi executada, além de 40% da instalação das telhas. As equipes trabalham agora nas etapas de alvenaria e revestimentos internos.

Leia também: Celesc amplia Corredor Elétrico em SC e abre inscrições para novos parceiros

A próxima fase inclui rede hidrossanitária, contrapiso, finalização da cobertura e revestimento cerâmico — obras essenciais para garantir segurança estrutural e acabamento adequado.

“Esse setor ocupa um espaço importante e faz diferença para toda a população joinvilense e do estado. O hospital é habilitado em alta complexidade na cardiologia e estamos modernizando e ampliando a estrutura para atender cada vez melhor os catarinenses”, destacou a superintendente de Hospitais Públicos de Santa Catarina, Tatiana Bez Titericz.

Mais leitos e acessibilidade

Quando concluída, a nova ala contará com:

  • Aumento de 40 para 42 leitos, incluindo dois leitos de isolamento
  • Arquitetura moderna e mais acolhedora
  • Quartos ampliados com acessibilidade
  • Reforço estrutural com novas vigas e pilares
  • Substituição de áreas comprometidas
  • Construção de um novo bloco assistencial

Leia também: Pedido por volta de linhas de ônibus extintas segue forte em Florianópolis


Com as obras em andamento, o atendimento foi reorganizado em rede, redistribuindo pacientes para outras áreas da unidade para manter a assistência contínua.

“A ampliação é um marco para o Norte catarinense. O principal ganho é para o paciente, mas também oferece melhores condições de trabalho às equipes e fortalece nosso compromisso com segurança e eficiência”, afirmou Sandro Dolinski, gerente administrativo do hospital.

Impacto regional: mais tecnologia e cuidado humanizado

Além da ampliação física, a reforma promete maior resolutividade para casos graves e procedimentos complexos — desde cirurgias cardíacas até terapias intensivas e acompanhamento especializado. O hospital também reforçará ações preventivas e de promoção da saúde cardiovascular.

Com atuação 100% pelo SUS, o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt é referência para mais de 1,5 milhão de moradores das regiões Norte e Nordeste do estado, atuando em áreas como:

  • Cirurgia cardiovascular
  • Clínica médica e geral
  • Cirurgia bariátrica
  • Psiquiatria
  • Emergência e atendimento de alta complexidade

A expectativa da SES é que a ampliação proporcione agilidade, mais segurança, atendimento humanizado e redução do tempo de espera.

Fonte: SECOM

Siga-nos no