Anvisa aprova Mounjaro para tratar apneia do sono

-
Foto: reprodução das redes sociais - Anvisa aprova Mounjaro para tratar apneia do sono
Medicamento, já usado para diabetes e obesidade, se torna a primeira terapia aprovada para a condição no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (20) o uso do Mounjaro® (tirzepatida) para o tratamento da apneia obstrutiva do sono (AOS) em adultos com obesidade. O medicamento, até então indicado apenas para diabetes tipo 2 e controle de peso, passa a ser a primeira terapia farmacológica aprovada no país para tratar a condição.
A apneia obstrutiva do sono é uma doença grave caracterizada pela interrupção temporária da respiração durante o sono, geralmente por relaxamento dos músculos da garganta. Os episódios podem durar de 10 segundos a mais de um minuto, prejudicando o descanso e aumentando o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas.
Redução significativa dos sintomas e do peso corporal
A decisão da Anvisa se baseia nos resultados do estudo clínico internacional de fase 3 SURMOUNT-OSA, que avaliou a eficácia e segurança da tirzepatida em adultos com obesidade e apneia do sono moderada a grave.
Os resultados mostraram que o Mounjaro reduziu cerca de cinco vezes mais as interrupções respiratórias do que o placebo. Em média, os pacientes apresentaram 27 a 30 apneias a menos por hora, além de uma perda de até 22,7 kg (20%) do peso corporal em um ano — fator essencial para melhorar a respiração durante o sono.
Leia também: Sinais de problemas cardíacos que você pode ter e não sabe
“A aprovação de Mounjaro® para a apneia obstrutiva do sono é um marco transformador. É uma condição subdiagnosticada e com poucas opções de tratamento. Este medicamento aborda a causa subjacente — a obesidade — e pode melhorar significativamente a qualidade de vida”, destacou Luiz André Magno, diretor médico sênior da Eli Lilly, farmacêutica responsável pelo produto.
Uma nova alternativa ao tratamento tradicional
Atualmente, o tratamento padrão para apneia do sono envolve o uso de CPAP, aparelho que fornece pressão positiva contínua nas vias aéreas durante o sono. Com a aprovação do Mounjaro, os pacientes passam a contar com uma opção complementar que atua diretamente sobre uma das principais causas da doença: o excesso de peso.
O SURMOUNT-OSA contou com 469 participantes de países como Brasil, EUA, Alemanha e Japão. Os estudos incluíram pacientes que usavam CPAP e aqueles que não faziam uso do aparelho, mostrando resultados positivos em ambos os grupos.
O que é o Mounjaro
O Mounjaro® é um agonista duplo dos hormônios GLP-1 e GIP, que ajudam a regular os níveis de glicose e reduzir o apetite. No Brasil, o medicamento já havia sido aprovado pela Anvisa em 2023 para diabetes tipo 2 e em 2024 para sobrepeso e obesidade, sempre em associação a uma alimentação eq uilibrada e prática regular de exercícios físicos.
Leia também: A dor de garganta que não precisa de antibióticos
Com a nova indicação, o Mounjaro reforça sua posição como uma das principais inovações farmacológicas da década, oferecendo benefícios metabólicos e respiratórios para pacientes com obesidade e apneia do sono.
Conteúdo replicado por Cabeço Negro
Escrito originalmente por: CNN
Conteúdo replicado por: Mayara Leite - REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS

Anvisa aprova Mounjaro para tratar apneia do sono
Anvisa aprova Mounjaro para tratar apneia do sono
Megaoperação nacional contra fraudes e clonagens de cartões prende suspeito em SC
Deixe seu comentário