logo RCN
Dr. Éric Sanders

O Calor pode provocar queda da pressão arterial

Tempo quente, úmido e abafado e algumas pessoas costumam se sentir mais fracas e sonolentas. Isso acontece com você ? Esse é um problema comum : a queda da pressão arterial nos dias de calor.

A queda da pressão arterial no calor é causada pela dilatação dos vasos sanguíneos da pele. Podemos constatar isso olhando nossos braços e mãos em dias quentes : os vasos ficam saltados e dilatados.

Esse fenômeno ocorre devido à necessidade de dissipar o calor interno, trazendo-o para a superfície do corpo, para que aí seja enviado ao ambiente externo. Esses episódios ocorrem mais frequentemente em ambientes quentes e com alta umidade relativa do ar.

Se a dilatação dos vasos da pele for muito intensa, o sangue demora mais para retornar ao coração e com isso a capacidade de manter a pressão arterial mais elevada reduz.

A dilatação intensa afeta a circulação cerebral, que precisa de uma pressão mínima para seu funcionamento normal. Quando a pressão arterial cerebral fica baixa ocorrem sintomas como: escurecimento da vista, tontura e até desmaios.

Assim que a pessoa desmaia ,o sangue que estava na periferia, especialmente nas pernas, retorna ao coração; o bombeamento se torna mais eficiente, a pressão arterial se normaliza no cérebro e a pessoa recupera a consciência rapidamente .

Isso é importante para diferenciar dos desmaios por outras causas, onde a recuperação, muitas vezes não é rápida.

A pressão baixa além de ocorrer pelo calor pode ser associada a fatores variáveis como ingestão de medicamentos, deficiência de vitaminas, alimentação irregular, desidratação e até mesmo movimentos como se levantar rápido.

Alguns hábitos devem ser levados a sério para manter a pressão e evitar crises: ingestão de líquidos (água de coco, suco de frutas, etc.), alimentação balanceada rica em frutas, vegetais, legumes e proteínas (nada de jejum!), manter os ambientes frescos e ventilados,

Já para crises de hipotensão, o ideal é:

·     Deitar-se em uma posição confortável e deixar as pernas elevadas, acima da cabeça e coração

·     Afrouxar as roupas, para facilitar a respiração

·     Refrescar o corpo com compressas de gelo, água fria, ventilador ou ar-condicionado

·     Ingerir líquidos como água e isotônicos, para repor nutrientes

·     Se alimentar bem, para manter a pressão.

Mas e a famosa pitada de sal na língua ? Ela não é necessária, porque o problema não é a falta de sódio no organismo, mas sim a dilatação dos vasos sanguíneos da pele.

O fato do excesso de sal na dieta estar correlacionado com a pressão alta não significa que a pressão baixa seja decorrente da falta de sal e inclusive não é indicado colocar o sal sem saber se realmente a pressão arterial está baixa.

A pressão alta muitas vezes gera sintomas como tontura, náusea e visão borrosa também.

Por mais que a pressão baixa não esteja diretamente associada a uma doença específica, isso não significa que não pode ser um sintoma de alguma outra condição ou doença.  Ou seja, se a hipotensão for frequente e vier acompanhada de outros sintomas se faz necessário a avaliação médica.

Redobre os cuidados com o corpo no calor ! Hidratação e uma alimentação saudável fazem toda diferença para que você possa aproveitar a estação com muita saúde e sem correr riscos.

Até nosso próximo encontro.

Cuide-se!

Dr. Éric Sanders

Cuidados na preconcepção e gestação Anterior

Cuidados na preconcepção e gestação

1.100 dias Próximo

1.100 dias

Deixe seu comentário