logo RCN
DR. ERIC SANDERS

Não tenho pressão alta, ela só altera quando fico ansioso

Você sabia que a pressão alta pode ser um doença silenciosa com diversos graus de complicações? Muitas pessoas não sabem ou se deixam enganar que não são hipertensas.

Os níveis pressóricos quando estamos com dor, ansiosos ou frente a algum estresse podem subir, mas retornam a normalidade assim que resolvemos o episódio.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9)

A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo e é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), Infarto , aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. 

Geralmente o problema tem origem hereditária, em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.

Estima-se que no Brasil, 388 pessoas morrem por dia por quadro associado a hipertensão.

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. Por isso é tão importante haver um seguimento da pressão arterial. Muitas pessoas não sentem nenhuma alteração por anos e quando se dão conta já apresentam algumas complicações decorrentes do quadro.

Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.

De acordo com o ministério da saúde, as mulheres ainda continuam com maior prevalência de diagnóstico médico de hipertensão arterial quando comparado aos homens.

Na gestação as alterações hipertensivas estão associadas a complicações graves fetais e maternas e a um risco maior de mortalidade materna e perinatal.

Além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável, manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares:

·       Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;

·       Praticar atividade física regular;

·       Aproveitar momentos de lazer;

·       Abandonar o fumo;

·       Moderar o consumo de álcool;

·       Evitar alimentos gordurosos;

·       Controlar o diabetes.

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente. Ela deve ser diagnostica e acompanhada corretamente para evitar as principais complicações que ocorrem em cérebro, olhos, coração e rins.

Já aferiu sua pressão arterial hoje?

Deixe suas sugestões e perguntas em nosso facebook ou instagram @saluscsaude ou @dr.eric_sanders

Abraço e até breve

Dr. Eric Sanders

Por que a tosse piora durante a noite? Anterior

Por que a tosse piora durante a noite?

Por que sofremos tanto com alergias? Próximo

Por que sofremos tanto com alergias?

Deixe seu comentário