Indústria, comércio e serviços de Santa Catarina crescem acima da média nacional
A infância é marcada por distintas mudanças no comportamento. Como identificar e agir?
A infância pode ser compreendida como a fase entre o nascimento e os 11 anos de idade, sendo o período de maior desenvolvimento físico e mental de uma pessoa. Ele é caracterizado por um marcante ganho de volume do corpo (altura e peso) e aquisição de novas capacidades físicas como andar e falar, especialmente nos primeiros três anos de vida. A criança passa por diversas transformações físicas e cognitivas que moldam algumas características do indivíduo para o resto da vida.
Conhecer cada fase permite aos pais cuidar mais adequadamente das crianças e estimular seu desenvolvimento físico, intelectual e social, entendendo o que elas vivenciam sem julgar determinado comportamento, mas agindo para a evolução de forma satisfatória.
Primeira fase: 0 a 2 anos
Durante esse período, o bebê é totalmente dependente para locomoção, alimentação, brincadeiras, higiene, cuidados gerais, interação e primeira formação social e psicológica.
Até o sexto mês de vida, a alimentação deve ter-se constituído apenas de leite materno, porque assim ela receberá anticorpos e outros fatores para protegê-la de infecções. Os primeiros cabelos, os primeiros dentes e as primeiras palavras começam a aparecer neste estágio. Este período é marcado por acentuado egocentrismo e o bebê age como se o mundo girasse em torno dele mesmo.
Fazem um salto na evolução em torno desse período até os 2 anos de idade, onde: aprendem a sentar, gatinhar, andar e pronunciar alguns sons.
Adquirem a capacidade de correr uma curta distância, comer sem a ajuda de terceiros e falar algumas palavras significativas e simples como, por exemplo, mamã, papá, bola etc.
Entre o nascimento e os três anos de idade estão os anos mais importantes do desenvolvimento da criança. Ao fim dessa etapa, as crianças começam a desenvolver os aspectos básicos de responsabilidade e independência e estão constantemente explorando o mundo à sua volta. Começam a aprender a socialização e a abandonar o egocentrismo e passam a compreender que suas ações podem afetar as pessoas à sua volta.
Segunda fase: 3 aos 5 anos
Tem início o processo chamado identificação, em que os exemplos passam a ser imitados e incorporados ao arsenal comportamental da criança. As crianças passam a identificar-se com pessoas com quem tenham laços afetivos de amizade e com seus "ídolos".
É nessa etapa que a maioria das crianças abandona as fraldas, ganhando maior autonomia. Durante os anos pré-escolares elas vão estar ocupadas com cortar, colar, pintar e cantar. Muitas vezes é nessa fase que a criança começa a ir ao jardim de infância.
Também nessa fase pode ocorrer os primeiros transtornos relacionados ao sono. Medo do escuro, ansiedade pela separação no momento de dormir e intensas idas ao quarto do casal na madrugada.
Terceira fase: 5 aos 9 anos
Embora a criança continue a se desenvolver fisicamente, nesse período ocorre um marcante desenvolvimento cognitivo, social, emocional e mental. Habitualmente, querem saber as razões e os porquês de todos os problemas e fatos.
As crianças já compreendem as regras e padrões básicos de comportamento da sociedade e já são capazes de julgar se uma ação é certa ou errada.
A vida social da criança torna-se cada vez mais importante e é comum nesta idade a escolha do "melhor amigo", ou ainda de um amigo imaginário. Assim, diminui a importância dos pais e aumenta a importância dos amigos e dos professores.
O acontecimento mais significativo dessa etapa é o surgimento da capacidade para ler e escrever, somado a grande curiosidade em explorar novas descobertas e assuntos distintos.
Quarta fase: 10 aos 13 anos
A partir dos 10 anos de idade as crianças entram na chamada pré-adolescência. Nesta fase, a participação num grupo de amigos que possuem interesses e gostos em comum torna-se muito importante para a criança e interage com a relação e o modelo comportamental dado pelos pais.
Começam as preocupações da criança com relação a ser ou não aceita por um grupo e ela procura minimizar as diferenças em relação a outras crianças da mesma idade. Muitos pré-adolescentes sentem-se rejeitados pela sociedade, podendo desencadear problemas psicológicos.
A pré-adolescência é também marcada pelo aumento do ritmo de crescimento corporal e pelo amadurecimento dos órgãos sexuais.
Sabendo e identificando cada fase da maturação e desenvolvimento infantil fica muito mais facial aos pais e cuidadores intervir em problemas ou transtornos relacionados a cada alteração do desenvolvimento.
Lembre se que a criança está em formação e tudo que ocorrer neste período determinará o adulto que vai se tornar.
Para dúvidas relacionadas sobre esse tema e outros me siga no Instagram @dracristianeschmitz e mande suas sugestões.
Abraço e até breve.
É preciso realmente fazer alguma coisa.
Herança de pessoa viva?
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