Quatro milhões de pessoas terão de fazer prova de vida no INSS
Em coletiva de imprensa, governador Carlos Moisés defendeu medidas de abertura econômica: 'É um plano de convívio com o vírus'
A Secretaria da Saúde atualizou o número de casos confirmados de Coronavírus em Santa Catarina na noite desta sexta-feira, 27. Foram registrados 163 pacientes com a doença, em todas as regiões do Estado.
Ao todo, são 33 cidades atingidas:
- Florianópolis (27),
- Itajaí (18),
- Criciúma (12),
- Blumenau (12),
- Balneário Camboriú (9),
- Braço do Norte (9),
- Tubarão (8),
- São José (8),
- Joinville (8),
- Imbituba (5),
- Camboriú (4),
- Chapecó (4),
- Gravatal (3),
- Navegantes (3),
- Porto Belo (3),
- Jaraguá do Sul (2),
- Jaguaruna (2),
- Rancho Queimado (2),
- Siderópolis (2),
- Antônio Carlos (1),
- Balneário Arroio do Silva (1),
- Canelinha (1),
- Gaspar (1),
- Içara (1),
- Itapema (1),
- Lages (1),
- Laguna (1),
- Pomerode (1),
- São Ludgero (1),
- São Pedro de Alcântara (1),
- São Lourenço do Oeste (1),
- Tijucas (1),
- Timbé do Sul (1).
Além disso, são mais cinco casos registrados de pacientes de outros estados e três, de outros países. Santa Catarina registrou um óbito pela doença.
O governador Moisés voltou a defender as medidas de retomada da economia. "A partir desses 15 dias de quarentena a população entendeu a gravidade da situação. Agora, nós vamos voltar e ter muito cuidado. As atividades começam a funcionar, mas funcionar com critérios. As pessoas ainda devem evitar aglomerações", disse.
Nesta quinta, 26, o Executivo apresentou um plano de ação em que prevê a volta de bares, restaurantes, comércio em geral, shoppings e outros estabelecimentos na próxima quarta-feira 1º.
Moisés ainda rechaçou a ideia de que a medida de liberar o comércio seja irresponsável. "Pela experiência que nós temos o contágio é inevitável. O que nós queremos fazer é que essa curva se alongue um pouco mais. É um plano de convívio com o vírus. E por isso a retomada das atividades é com restrições. Nós não vamos permitir missas, cultos, cinemas, baladas, nada disso é permitido. Nem o transporte público", afirmou.
Além disso, falou sobre os impactos no próprio orçamento do poder público. "Nós estamos esperando nos próximos dois meses uma perda de arrecadação de R$ 1 bilhão", afirmou.
Segundo o secretário de Saúde, Helton de Souza Zeferino, Santa Catarina deve receber novos testes para Covid-19 nos próximos dias. "Entre hoje ou amanhã nós receberemos novos insumos, cerca de 280 kits de análise. Temos alguma coisa em estoque, mas tem gerado alguma preocupação porque o Brasil tem aumentado a necessidade de kits. Estamos buscando através de outros equipamentos em algumas regionais para que a gente possa aumentar ainda mais a nossa capacidade de análise", afirmou.
Coronavírus em SC: Governo do Estado confirma 184 casos de Covid-19
Coronavírus: número de casos confirmados em Santa Catarina sobe para 109
Deixe seu comentário