Recuperação de áreas

Servidores do IMA participam de missão nos EUA para conhecer técnicas de recuperação de áreas de mineração

  • Foto: Freepik - BOLETIM – Servidores do IMA participam de missão internacional para conhecer técnicas de recuperação de áreas de mineração de carvão

Servidores do IMA estão nos EUA para conhecer projetos de recuperação de áreas de mineração de carvão. Experiências vão ajudar a definir estratégias para a região carbonífera de Santa Catarina.

Dois servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) participam, entre os dias 15 e 18 de setembro, de uma missão técnica na Pensilvânia, Estados Unidos, promovida pela Associação Brasileira de Carbono Sustentável (ABCS).

O objetivo é conhecer de perto as soluções adotadas para recuperação de áreas impactadas pela mineração de carvão em uma região onde a atividade ocorre desde o século XVIII.

Leia também: DNIT libera tráfego nos dois sentidos na ponte da BR-470 em Ibirama

Experiências de recuperação visitadas

Durante a viagem, os técnicos visitarão:

  • Obra de recuperação ambiental de área com resíduos de carvão próxima a centro urbano;
  • Estação de tratamento ativo de águas contaminadas por drenagem ácida de mina, construída em 1972;
  • Projeto de restauração do córrego Donaldson Culm Bank;
  • Usina de cogeração de 80 MW que utiliza rejeito de carvão como matéria-prima.

Relevância para Santa Catarina

O coordenador regional do Meio Ambiente, Ibanez Zanette, destacou que a missão é estratégica para definir os próximos passos na recuperação das áreas degradadas no Sul de Santa Catarina:


“Conhecer essas experiências internacionais é fundamental para orientar as ações que precisam ser implementadas na região carbonífera catarinense.”


Encontros institucionais

Os servidores também participam de reuniões com representantes do Departamento de Proteção Ambiental da Pensilvânia e da Associação de Produtores Independentes de Energia da Região dos Apalaches.

A comitiva brasileira inclui ainda representantes do Judiciário, do Ministério Público Federal (MPF) e dos responsáveis pela execução do plano de recuperação das áreas contempladas na Ação Civil Pública (ACP) do Carvão.

Siga-nos no