Florianópolis recebe 24º Congresso Brasileiro de Infectologia com participação de profissionais da saúde pública de SC

-
Foto: Josiane Ribeiro - Profissionais da saúde pública de SC participam de Congresso Brasileiro de Infectologia em Florianópolis
Florianópolis sedia o 24º Congresso Brasileiro de Infectologia com cerca de 3 mil profissionais de saúde. Evento discute HIV, arboviroses, imunização e desafios da saúde pública no Brasil.
Evento reúne cerca de 3 mil especialistas para debater HIV, arboviroses, imunização e desafios da saúde pública
Santa Catarina é palco do 24º Congresso Brasileiro de Infectologia (Infecto 2025), que ocorre entre os dias 16 e 19 de setembro, no Centrosul, em Florianópolis. O evento reúne aproximadamente 3 mil profissionais de saúde de todo o país, incluindo representantes da rede estadual de saúde pública.
Temas de destaque no congresso
Na abertura, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento das políticas de saúde:
“Este é um evento fundamental, onde debates sobre novas abordagens em HIV/Aids, desafios das arboviroses, aumento das doenças respiratórias, controvérsias na imunização e outros temas relevantes são promovidos com base na ciência”, afirmou.
O congresso oferece programação diversificada, com conferências, mesas-redondas, simpósios, oficinas e debates, abordando todas as subespecialidades da infectologia. O objetivo é promover atualização científica e troca de experiências entre os profissionais.
Participação de autoridades e especialistas
A solenidade de abertura contou com a presença de Renata Zomer, presidente do congresso e da Sociedade Catarinense de Infectologia, que também é diretora do Hospital Nereu Ramos, referência no atendimento a doenças infectocontagiosas em SC.
Também participaram:
- Alberto Chebabo, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI)
- Alexandre Naime, coordenador científico da SBI
- Dráurio Barreira, diretor do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e IST do Ministério da Saúde
- Dra. Andréa Antunes Caldeira de Andrade Ferreira, presidente do Conselho Regional de Medicina de SC
- Luis Ernesto Cuellar Ponce de León, infectologista peruano e presidente da Associação Pan-americana de Infectologia
Relevância para Santa Catarina
Com apoio de entidades científicas e do Governo do Estado, o Infecto 2025 reforça o papel de Santa Catarina como referência na área de infectologia e vigilância em saúde. A expectativa é de que os debates gerem novas estratégias para enfrentar desafios atuais, como mudanças climáticas, novas doenças infecciosas e resistência antimicrobiana.

Profissionais da saúde pública de SC participam de Congresso Brasileiro de Infectologia em Florianópolis
Florianópolis recebe 24º Congresso Brasileiro de Infectologia com participação de profissionais da saúde pública de SC
Servidores do IMA participam de missão nos EUA para conhecer técnicas de recuperação de áreas de mineração
Deixe seu comentário