POLÍTICA

Luigi Quiarelli assume Prefeitura de Ascurra

 

Na noite da quarta-feira, 10, em um plenário lotado, o prefeito Arão transmitiu o cargo ao presidente da Câmara de Vereadores, Eviatore Luigi Quiarelli, que assume interinamente a Prefeitura de 11 a 24 de setembro de 2025.

Um momento histórico que reafirma o respeito e a sintonia entre os poderes Executivo e Legislativo. O ato ocorre em razão da viagem institucional do prefeito Arão Josino e férias do Vice-Prefeito Soires Trentini.

A transição temporária ocorre conforme prevê a Lei Orgânica do Município, que estabelece que o presidente do Legislativo deve ocupar o cargo de chefe do Executivo em caso de ausência simultânea do prefeito e do vice-prefeito. Durante o período, Luigi, que está em seu 4º mandato como vereador, e que atualmente preside a Casa Legislativa, ficará responsável pela condução administrativa da cidade.

O gesto simboliza a parceria institucional construída ao longo dos últimos anos, marcada pelo diálogo, respeito e união pelo desenvolvimento de Ascurra, independentemente das diferenças político-partidárias. “Sempre acreditei que, quando trabalhamos juntos, conquistamos mais avanços para a cidade. Este ato representa exatamente isso: harmonia entre as instituições e compromisso com a nossa comunidade”, destacou o prefeito Arão Josino.

Arão informou que nos próximos dias Luigi assinará os contratos de asfaltamento da Rua Santa Catarina que liga Ascurra a Rodeio e do projeto para a futura pavimentação asfáltica do Bairro Guaricanas. Segundo o prefeito, o asfaltamento de Guaricanas será do final do calçamento, próximo ao centro, até a Capela São José.

Tomado de muita emoção, o prefeito interino reforçou o espírito de colaboração. “É uma honra assumir a Prefeitura de Ascurra neste período, representando a união entre Legislativo e Executivo. O que nos move é o bem-estar da população e o fortalecimento do nosso município. Quando caminhamos juntos, mostramos que a política pode ser feita com diálogo e resultados”, afirmou Luigi Quiarelli.

Luigi já atuou como secretário municipal e é bacharel em Direito.

Essa será apenas a terceira vez na história do município que o presidente da Câmara de Vereadores assume a função de prefeito interino, mas a primeira realizada de forma harmoniosa. As outras duas foram por problemas administrativos.