OAB analisará constitucionalidade na cobrança de taxas para policiamento de jogos em SC
OAB analisará constitucionalidade na cobrança de taxas para policiamento de jogos em SC

-
(Fotos: Eduardo Tarasca) - OAB analisará constitucionalidade na cobrança de taxas para policiamento de jogos em SC
O órgão deliberou sobre o assunto a partir de expediente encaminhado pela Associação dos Clubes Profissionais de Santa Catarina
O Conselho Pleno da OAB/SC decidiu encaminhar para análise do Conselho Federal da OAB a possibilidade de ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) da legislação estadual que instituiu a Taxa de Segurança de Policiamento para a segurança nos estádios durante as partidas de futebol. O órgão deliberou sobre o assunto a partir de expediente encaminhado pela Associação dos Clubes Profissionais de Santa Catarina.
Leia também: Carros de luxo e 86 imóveis: operação mira grupo que vendia casas para lavar dinheiro em SC
O relator da matéria, conselheiro estadual Vanderlei de Mattos Júnior, considerou que há teses no Judiciário favoráveis à inconstitucionalidade da cobrança. “A presença de policiais nos estádios integra a responsabilidade do Estado de fomentar a prática esportiva, bem como do dever de garantir o direito social ao lazer (previstos nos artigos 217 e 6° da Constituição Federal)”, afirma no parecer. Além disso, o conselheiro destaca que o comparecimento das forças policiais em eventos esportivos configura medida de interesse coletivo.
Leia também: Morador de SC é preso na Alemanha por esquema milionário com drogas e apostas
“Essa é uma contribuição da OAB Santa Catarina com o debate de questões que afetam a sociedade, um dos compromissos da atual gestão: atuar mais junto à sociedade, participando e discutindo temas que afetam o cotidiano dos cidadãos”, considera o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli.
Pela Constituição Federal, a atribuição de propor Adin – junto ao Supremo Tribunal Federal – é do Conselho Federal da OAB. Por isso a análise das medidas cabíveis para o pleito da Associação dos Clubes catarinenses será encaminhada para a Comissão Nacional de Estudos Constitucionais. A OAB nacional já ajuizou ações diretas de inconstitucionalidade com julgamento favorável a pleito semelhante do Pará e do Distrito Federal.
Conteúdo replicado por Cabeço Negro
Escrito originalmente por: Vanessa Karine Menegassi - REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS.

OAB analisará constitucionalidade na cobrança de taxas para policiamento de jogos em SC
OAB analisará constitucionalidade na cobrança de taxas para policiamento de jogos em SC
Análise descarta esgoto na Lagoa da Conceição e aponta “fenômeno natural”, diz prefeitura
Deixe seu comentário