alimentação saudavel

Cardápio escolar é aliado no combate à obesidade e na melhora do desempenho dos alunos

  • Fotos: Divulgação - Segundo especialistas, a volta às aulas funciona como um "marco regulatório" para a saúde da criança

Retorno à escola na rede estadual de ensino em Santa Catarina marca a retomada de uma rotina alimentar equilibrada para mais de 100 mil estudantes atendidos pela Risotolândia

O retorno às aulas na rede pública estadual de Santa Catarina traz de volta não apenas a rotina de estudos, mas um pilar fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes: a regularidade nutricional. Responsável por servir 105 mil refeições diárias em 332 escolas do estado, a Risotolândia preparou para este início de ano letivo cardápios focados em "comida de verdade", visando combater a má nutrição e impulsionar o aprendizado.

Durante as férias escolares, é comum que a rotina alimentar das famílias sofra alterações, com maior consumo de alimentos industrializados, açúcares e horários irregulares. Segundo especialistas, a volta às aulas funciona como um "marco regulatório" para a saúde da criança.

Leia também: Violência doméstica em Araranguá leva jovem à prisão duas vezes em menos de três horas

"A escola é um ambiente de proteção alimentar. O cardápio que servimos na rede estadual segue rigorosamente as diretrizes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), priorizando alimentos in natura, limitando açúcar e sódio, e oferecendo o aporte de vitaminas necessário para o crescimento", explica Larissa Schlupp, nutricionista e coordenadora da Risotolândia em Santa Catarina. Ela reforça que, para muitos alunos, a refeição na escola é a mais completa e nutritiva do dia.

Combustível para o cérebro

A preocupação com o que vai no prato tem relação direta com o que acontece na sala de aula. Estudos apontam que a carência de nutrientes como ferro e vitaminas do complexo B pode resultar em falta de concentração, fadiga e dificuldades de memória.

Para garantir que os alunos tenham energia para aprender, o planejamento da Risotolândia inclui uma logística complexa que leva ingredientes frescos às cozinhas das escolas. "Nosso foco é descascar mais e desembalar menos. O aluno bem alimentado tem mais disposição, adoece menos e, consequentemente, tem um desempenho escolar superior", pontua a nutricionista.

Conteúdo replicado por Cabeço Negro
Conteúdo replicado por Rita Lombardi - REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS


Siga-nos no