Outubro Rosa
O câncer de mama e o câncer do colo do útero são dois dos tipos mais comuns entre as mulheres no Brasil, mas existe prevenção e tratamento para eles. Lembrem-se de que o autocuidado e a detecção precoce podem salvar a sua vida.
Quanto ao Outubro Rosa é só o nome de uma campanha, mas pode se estender para novembro… dezembro… janeiro, pois o que importa é o movimento.
Movimento popular internacionalmente conhecido é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.
Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2024. A estimativa de risco é de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.
Quanto ao câncer de Colo do Útero, Adenocarcinoma invasor, apresentou quatro registros, sendo dois, na faixa etária entre 50 e 54 anos. Segundo as estimativas do INCA, o número de casos novos de neoplasia maligna do colo do útero para o Brasil, no triênio 2023- 2025, é de 17.010, com risco estimado de 13,25 casos por 100 mil mulheres.
Não tenha vergonha de pedir ajuda.
Contar com uma rede de apoio pode fazer toda a diferença.
Deixe seu comentário