logo RCN

Compromisso com o futuro

Credibilidade é quando se diz e faz; prometeu, cumpriu. Palavra é um compromisso, uma promessa que jamais pode ser quebrada, mesmo que isso lhe cause problemas. Quando você promete sabendo que não vai cumprir, sua força interna recebe os reflexos da dúvida, da incerteza, da insegurança. Esse movimento interno de não cumprir o que prometeu exerce uma pressão desnecessária dentro de você, no seu ponto de equilíbrio. Se você prometeu, já sabendo que não irá cumprir, esse gesto forma um clima que vai trabalhar contrário à sua força interna. Muito mais grave ainda, prometeu só para enganar, ou levar vantagens pessoais, enfim por má-fé.

Credibilidade é você dizer modestamente o pouco que você pode fazer em qualquer circunstância, e, esse pouco cumprir. Se você não sabe se vai cumprir, não prometa, não garanta o compromisso. Tenha coragem de dizer: “Preciso de tempo para refletir, resolver pendências; ou ainda não posso fazer”.

Se você não vai cumprir dentro do prazo combinado, avise antes e rápido. Não tenha vergonha de admitir: “Não dá, não posso, não vou conseguir”. É engano imaginar que a nossa credibilidade cai quando se fala, antes do prazo combinado, que não vai dar. Afinal, imprevistos são imprevistos.

O que não pode acontecer é você dizer: “Fulano, me desculpe por não ter cumprido nosso compromisso de ontem, você me perdoa?” Agindo assim, é que sua credibilidade vai para o espaço.

Credibilidade só se conquista ao longo de muitos anos, através de uma vida inteira.

Falar é fácil, difícil é viver dentro dos preceitos que você apregoa.
Como já disse o escritor Adriano Alves Domingos: “Quando sua fala é o avesso da sua prática, você perde a credibilidade.”

Na vida profissional não é diferente da vida pessoal. Ter credibilidade na vida profissional é ter congruência, justeza ao fim a que se propõe ou se destina. Uma pessoa congruente é aquela que consegue conquistar credibilidade na vida profissional e alinhar suas ações, visões e crenças em todos os sentidos.

Por isso, seja coerente com você mesmo em primeiro lugar. Não pense só em vantagens, mas sim em manter a ética nos negócios.

A SEE Editoração de Jornais, em seus veículos de comunicação Cabeço Negro e Parole, sempre manteve sua coerência dentro de sua linha editorial. Sempre defendeu, defende e defenderá somente o que realmente acredita ser a verdade ou o melhor para a nossa sociedade. Nesse caminho de mais de 20 anos atravessou lamaçais gigantescos onde a corrupção é e sempre será algo corriqueiro e mesmo assim se manteve dentro dos preceitos que apregoa.

Apenas relatar os fatos é fácil para jornalistas, mas manter-se íntegro diante da necessidade de opinião passa ser algo muito desgastante. O grande problema é que a maioria das pessoas não gosta de ouvir a verdade, pois a mesma dói.

Agora, diante de mais um período eleitoral, nós não nos furtaremos em divulgar o certo e o errado, o bom e o ruim para as nossas comunidades. Os Jornais Cabeço Negro e Parole continuarão trazendo a notícia com opinião, doa a quem doer, para que o eleitor possa escolher quem o representará no executivo e no legislativo municipal.

Teremos em outubro mais uma oportunidade de melhorar as práticas públicas.

O futuro está nas mãos de você, eleitor.

Um grito de esperança Anterior

Um grito de esperança

Mal feito Próximo

Mal feito

Deixe seu comentário