Corrupção

Empresários de SC presos na Operação Mensageiro são da mesma família

  • Foto: Divulgação/MPSC - Empresários de SC presos na Operação Mensageiro são da mesma família; saiba quem são

Três empresários da mesma família, ligados à Saays Soluções Ambientais, foram presos na 6ª fase da Operação Mensageiro em SC. A investigação apura fraudes milionárias em contratos de lixo que já atingem 21 municípios e dezenas de ex-prefeitos.

Na 6ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada nesta terça-feira (19), três empresários foram presos em Santa Catarina. Todos pertencem à mesma família e são ligados à empresa Saays Soluções Ambientais, sediada em Gaspar, no Vale do Itajaí.

Foram detidos Schirle Scottini, proprietária da empresa, a irmã Adriana Scottini, diretora administrativa, e Arnaldo Júnior, filho de Schirle e diretor de operações. Os três foram encaminhados ao presídio de Blumenau e deverão passar por audiência de custódia.

Segundo o advogado da família, Wilson Knöner Campos, eles colaboraram durante as buscas e afirmaram não ter nada a esconder.

Ações em 10 cidades

A fase atual da Operação Mensageiro cumpriu mandados em dez municípios: Rio do Sul, Blumenau, Imbituba, Florianópolis, Gaspar, Bombinhas, Laguna, Braço do Norte, Palhoça e Imaruí.

As investigações apontam fraudes milionárias em contratos de coleta e destinação de lixo, envolvendo superfaturamento e o pagamento de propina a agentes públicos para facilitar licitações.

Leia também: Adolescente é apreendido por tráfico de drogas em Rio do Sul

Empresários e prefeitos na mira

Até o momento, a operação já atingiu 21 prefeituras, resultando na prisão de 17 ex-prefeitos e três vice-prefeitos. Nesta fase, ex-gestores de Rio do Sul e Braço do Norte também foram alvos de mandados de busca e apreensão.

O envolvimento de empresários amplia o escopo das investigações, mostrando a relação direta entre o setor privado e agentes políticos na fraude de contratos públicos.

Origem da investigação

A Operação Mensageiro teve início em 2021, a partir da Operação Et Pater Filium, que revelou um esquema semelhante de corrupção em prefeituras do Planalto Norte catarinense. Desde então, já foram deflagradas seis fases, consolidando-se como a maior ofensiva contra a corrupção da história de Santa Catarina.

Fonte: NDmais


Siga-nos no