Ponte de R$ 24 milhões substituirá balsa e melhora acesso turístico em Araranguá (SC)

O recente Pacto de Amizade entre Borgo Valbelluna, na região do Vêneto (Itália), e a cidade catarinense de Ascurra ganhou destaque internacional ao ser tema de uma ampla reportagem publicada pelo tradicional jornal italiano Corriere delle Alpi. A matéria, assinada pelo jornalista Stefano De Barba, foi publicada na edição regional do Belluno, reforçando os laços históricos e culturais que unem as duas comunidades há quase 150 anos.
Um reencontro com as origens
A reportagem ressalta que o acordo formaliza a reaproximação entre Ascurra, fundada por famílias italianas em 1876, e as comunidades de Trichiana, Mel e Lentiai, que atualmente formam o município de Borgo Valbelluna. Esses locais foram berço de dezenas de famílias que emigraram para o Brasil no final do século XIX, participando da colonização do Vale do Itajaí.
De acordo com o texto publicado na Itália, a iniciativa foi impulsionada pelo prefeito de Ascurra, Arão Josino da Silva, que em setembro esteve na Itália e foi recebido na cidade de Borgo Valbelluna pelo prefeito Stefano Cesa e por uma delegação italiana. O encontro consolidou as bases do projeto que agora se materializa no Pacto de Amizade, cujo objetivo é promover a cooperação, fortalecer o conhecimento mútuo e desenvolver atividades culturais e educacionais recíprocas, valorizando o vínculo de 150 anos entre a Valbelluna e o Brasil.
“Manter vivas as relações culturais entre Ascurra e as cidades de origem dos nossos imigrantes é uma forma de honrar a história e, ao mesmo tempo, abrir caminhos para o futuro”, destacou o prefeito Arão Josino da Silva.
“Esse pacto simboliza não apenas a preservação das nossas raízes, mas também a possibilidade de gerar oportunidades em diversas áreas, como educação, turismo, cultura e até parcerias econômicas.”
A história dos imigrantes
O Corriere delle Alpi destacou ainda o papel das famílias vindas do Vêneto, especialmente de Trichiana, que colonizaram a antiga colônia agrícola de Ascurra — hoje um município de aproximadamente 8 mil habitantes. Sobrenomes como Andreani, Bianchet, Darolt, Fistarol, Marconcin, Prade, Demarch, Salton, Casagrande, Dalmolin, De Barba, Feltrin, Largura, Schiocchet e Vendrami aparecem tanto em Borgo Valbelluna quanto na atual comunidade ascurrense, evidenciando o elo familiar entre os dois povos.
A matéria também cita estudos históricos de Renzo Maria Grosselli e Gabriel Dalmolin, que documentaram a trajetória dos imigrantes e a influência vêneta na formação de Ascurra e de outras cidades do Vale Europeu Catarinense.
Para o empresário e historiador, Aldo Percy Tomio, primeiro presidente da Associação Veneta de Ascurra, o pacto representa um marco histórico.
“O Pacto de Amizade assinado pela prefeitura de Ascurra e a cidade de Borgo Valbelluna, na região do Vêneto, talvez seja o mais importante passo para a manutenção da cultura italiana em nossa cidade. Borgo Valbelluna surgiu da fusão de três municípios: Trichiana, Mel e Lentiai. E foi a antiga cidade de Trichiana que mais contribuiu com imigrantes italianos para Ascurra em 1876. Diferente das demais cidades italianas do Vale Europeu, Ascurra teve predominância veneta. Certamente através do pacto de amizade muitas oportunidades aparecerão. Acredito, porém, que o mais importante será o sentimento de que, de muito longe, alguém continue olhando para os descendentes dos bravos imigrantes italianos.”
Um laço que renasce
O Pacto de Amizade foi aprovado pelo Conselho Municipal de Borgo Valbelluna e pela Câmara de Vereadores de Ascurra, selando oficialmente uma parceria que atravessa oceanos e gerações. O acordo integra as comemorações dos 150 anos da imigração italiana em Ascurra, cuja abertura acontece no próximo dia 15 de novembro, no Parque Per Tutti.
Com o pacto firmado, inicia-se um novo ciclo de cooperação cultural, educacional e turística, reafirmando a identidade vêneta que moldou a história e o coração da comunidade ascurrense.
Texto: Miguel Ferrari / Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ascurra
Pacto entre Borgo Valbelluna e Ascurra é destaque em jornal italiano
Ex-alunos do Colégio São Paulo de Ascurra celebram valores em encontro anual
Deixe seu comentário