DRA CRISTIANE

Dor de cabeça repetitiva e tosse recorrente, pode ser sinusite?

A sinusite é uma inflamação do revestimento interno dos seios da face (também chamados de seios paranasais), causada por infecção viral ou bacteriana. Os seios da face são cavidades cheias de ar no interior dos ossos que se localizam ao lado do nariz ou nas maçãs do e que servem para controlar a temperatura e umidade do ar inspirado que chega aos pulmões.

Embora a causa da sinusite, como já mencionado acima, seja uma infecção causada por uma bactéria ou vírus, existem alguns fatores que podem predispô-la como contato com substâncias irritantes aos seios da face: fumo, poluição do ar, agentes químicos (ex: pesticidas), detergentes e desinfetantes usados para limpeza de casa; alergias: rinite alérgica e asma; qualquer coisa que cause estreitamento da nasofaringe (“cavidade nasal”): traumas faciais e pólipo nasal; e fibrose cística;

O fluxo da secreção mucosa dos seios da face é permanente e imperceptível. Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, são fatores que predispõem à sinusite.

A sinusite pode ser classificada em:

·  Aguda: duração dos sintomas menor que 12 semanas;

·  Crônica: duração dos sintomas maior que 12 semanas.

Entre os principais sinais e sintomas, estão:

·  Obstrução ou secreção nasal: geralmente secreção amarelada ou esverdeada indica infecção bacteriana;

·  Dor na região próxima aos seios da face que pode piorar quando a cabeça é mobilizada; e febre.

Outros sinais e sintomas possíveis são:

·  Cansaço;

·  Dor de cabeça;

·  Tosse;

·  Halitose (mau hálito);

·  Sensação de pressão nos ouvidos;

·  Perda de paladar e olfato;

·  Sensação de mal estar.

Sintomas

Sinusite aguda:

Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

Sinusite crônica:

Os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse. Acessos de tosse são particularmente frequentes pela manhã, ao levantar-se, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer, no decorrer do dia.

Sempre que houver gripes, resfriados e processos alérgicos que facilitem o aparecimento de sinusite, beba bastante líquido (pelo menos 2 litros de água por dia) e goteje de duas a três gotas de soro fisiológico nas narinas, muitas vezes por dia. Inalações com soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções.

Abraço carinhoso e até breve

Dra. Cris