Eleições 2024

“Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada.” Otto von Bismarck
No momento que escrevo esta coluna às legendas partidárias de nossa comarca fazem seus últimos ajustes, pois nesta sexta-feira a campanha começa oficialmente.
Em Ascurra Algemiro Luciano (Branca) do PL e Lairton Antônio Possamai do MDB, que constavam das atas dos partidos, como candidatos aprovados na convenção, abriram mão. No lugar de Lairton buscará uma cadeira no Legislativo Enio Hobold e Josinei Ramos substitui Branca na nominata do PL.
Desfile da Festa Per Tutti
A Per Tutti desse ano foi muito especial, com uma decoração que agradou a todos. A estrutura com os corredores para as pessoas circularem, fora da brita, foi um detalhe admirado por todos que passaram pela festa.
Mas o que realmente preciso destacar é o desfile realizado no sábado.
Em 2022 de forma tímida, em 2023 foi adiado por conta da chuva e teve pouca adesão, mas não desistiram e em 2024 foi o sucesso visto.
Parabéns ao prefeito, sua equipe, a associação Per Tutti e a população ascurrense por preservar sua cultura.
Entrevistas com candidatos
Os jornais Cabeço Negro e Parole publicarão entrevistas com os candidatos a Prefeito de Apiúna, Ascurra e Rodeio nas próximas edições, onde os candidatos terão a oportunidade de apresentar suas propostas para você eleitor.
Claro que dependerá dos candidatos responderem ou não nossos questionamentos.
366 mil casos de dengue em SC
De acordo com o último informe epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Santa Catarina tem 329 óbitos em decorrência de dengue no ano de 2024. E outros 21 permanecem em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da SES.
Além disso, o informe ainda destaca que SC tem 366.670 casos prováveis de dengue este ano, um aumento de 165,28% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Com 285 dos 295 municípios do estado registrando casos prováveis, o diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck, destacou que a população tem papel fundamental contra o mosquito Aedes aegypti.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica recomenda que as pessoas tirem 10 minutos de seu dia para limpar o quintal, casa e ambiente de trabalho, para não deixar que o mosquito se prolifere.
Ações para eliminar os criadouros do mosquito:
● Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos;
● Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios;
● Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água;
● Manter lagos e tanques limpos;
● Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana;
● Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas;
● Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Ascurra publicou uma nota sobre a operação Gaeco em Ascurra. Não conseguimos detalhes, pois segundo informações tudo está em segredo de justiça.
“Em relação a operação da GAECO que resultou em busca e apreensão no município de Ascurra na manhã desta quarta-feira (14), é importante esclarecer que não tem relação com processos licitatórios da Prefeitura de Ascurra. A investigação é acerca de licitação realizada pela Prefeitura de Concórdia. Vale ressaltar que apenas empresários são alvos da operação.”
Temos de tomar grande cuidado com nossas opiniões, pois em tempos de eleições muito se fala e pouco se prova. Lembramos que em Apiúna teve uma ação do Gaeco, mas a pessoa ou empresa em questão trabalhava em Ibirama e o problema foi na prefeitura de Ibirama.
Deixe seu comentário