Respeito, na sua origem em latim, significa um sentimento que leva a tratar alguém ou alguma coisa com grande atenção, profunda deferência, consideração, reverência, respeito filial, obediência, acatamento, submissão, respeito às leis. Alguns filósofos antigos resumiam o significado de respeito no olhar de um ser para o outro ser. Kant dizia: "Todo homem tem uma pretensão do respeito ao próximo e, reciprocamente, ele deve o mesmo respeito para cada um dos outros homens."
Assim, algo que merece sua atenção, seu olhar é algo digno de respeito. Um dos valores mais importantes do ser humano é o respeito e isso tem uma grande importância na interação social.
Todo mundo quer ser respeitado, certo? Porém, para isso acontecer é preciso saber respeitar, o que em muitos casos não acontece.
Mas, respeitar não significa concordar em tudo com outra pessoa, mas significa não discriminar ou ofender essa pessoa por causa da sua forma de viver ou suas escolhas, porém desde que essas escolhas não causem dano e desrespeitem os outros.
Você sonha com uma sociedade civilizada e saudável, onde haja educação e justiça entre todos, ou seja, entre os diferentes grupos sociais, étnicos, econômicos, culturais, etc.?
Será que esse tipo de respeito ainda existe? Ou se tornou algo totalmente utópico?
Nossos pais diziam que o respeito é base de qualquer tipo de relação, seja ela afetiva, profissional ou não. Nem todos podem ter curso superior, fortuna e fama, entretanto, respeito todos podem e devem ter.
Vivemos em um mundo onde há muito estresse, correria e trapaças. Cada vez mais nos preocupamos com nosso próprio umbigo, até porque é muito mais fácil atropelar os sentimentos de alguém do que tentar ajudar de alguma forma.
Nos último anos as minorias passaram a protestar por respeito, o que é de direito, mas atentar contra a moral e os bons costumes não gerará respeito algum, um grande exemplo a parada gay que nem gostaríamos de expor tudo o que ocorreu em São Paulo.
Expor crianças e ensinar ideologia de gênero nas escolas não trará o respeito da maioria que ainda acredita na família e nos bons costumes.
A busca de destruir a instituição família é um desrespeito e gerará convulsão social.
Alguns movimentos testam os limites da legalidade e buscam no repetido aparelhamento do judiciário embasamento a condenação do contraditório.
“Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é!”
Enquanto não houver respeito, haverá esse caos que estamos vivendo.
Deixe seu comentário