Tempestade em SC

Tempestade se aproxima de SC com nova frente fria e ventos de até 100 km/h

  • Foto: Reprodução/X - Tempestade se aproxima de SC com nova frente fria e ventos de até 100 km/h

Frente fria traz risco de chuva intensa, granizo e ventos que podem chegar a 100 km/h em cidades do Oeste e Planalto de Santa Catarina.

Uma nova frente fria avança sobre Santa Catarina e deve provocar temporais isolados entre quinta-feira (16) e sexta-feira (17), principalmente na região Oeste do estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva pode variar entre 30 e 60 milímetros, com rajadas de vento entre 60 e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Oeste catarinense deve ser o mais afetado

A região Oeste será a mais atingida, com alerta laranja emitido pelo Inmet para dezenas de municípios. A Defesa Civil de Santa Catarina também reforçou o aviso para temporais intensos no Grande Oeste e em partes do Planalto Norte, entre a tarde e a noite de quinta-feira.

As tempestades podem vir acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e granizo, aumentando o risco de destelhamentos, quedas de árvores e interrupções de energia elétrica.

Entre a manhã de sexta-feira (17) e a madrugada de sábado (18), a frente fria deve avançar para as demais regiões, mantendo condições de chuva intensa e trovoadas em boa parte do estado, incluindo o Vale do Itajaí, Planalto, Sul e Litoral.

Cidades em risco para tempestades em Santa Catarina

O alerta do Inmet abrange municípios das regiões Oeste, Extremo-Oeste e parte do Planalto Norte, incluindo:

Abelardo Luz, Águas de Chapecó, Águas Frias, Anchieta, Arabutã, Arvoredo, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Bom Jesus, Bom Jesus do Oeste, Caibi, Campo Erê, Caxambu do Sul, Chapecó, Concórdia, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Cunha Porã, Cunhataí, Descanso, Dionísio Cerqueira, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Flor do Sertão, Formosa do Sul, Galvão, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Guatambú, Iporã do Oeste, Ipuaçu, Ipumirim, Iraceminha, Irati, Itá, Itapiranga, Jardinópolis, Jupiá, Lajeado Grande, Lindóia do Sul, Maravilha, Marema, Modelo, Mondaí, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Ouro Verde, Paial, Palma Sola, Palmitos, Paraíso, Passos Maia, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Ponte Serrada, Princesa, Quilombo, Riqueza, Romelândia, Saltinho, Santa Helena, Santa Terezinha do Progresso, Santiago do Sul, São Bernardino, São Carlos, São Domingos, São João do Oeste, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Miguel da Boa Vista, São Miguel do Oeste, Saudades, Seara, Serra Alta, Sul Brasil, Tigrinhos, Tunápolis, União do Oeste, Vargeão, Xanxerê, Xavantina e Xaxim.

Orientações da Defesa Civil

A Defesa Civil orienta que a população evite se abrigar sob árvores e não estacione veículos próximos a placas ou fios de energia durante as tempestades. Também recomenda desligar aparelhos elétricos da tomada e fechar janelas e portas para evitar danos com rajadas de vento.

Em casos de emergência, os moradores podem acionar o órgão pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Fonte: NDmais

Siga-nos no