logo RCN

Arão lidera comitiva de prefeitos no maior evento municipalista brasileiro

Com décadas de história em torno de pautas pelo movimento municipalista, iniciou na segunda-feira, 27, a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Durante quatro dias, o evento reúne quantidade expressiva de líderes do Executivo Municipal, gestores públicos e vereadores. Neste ano, o prefeito de Ascurra, Arão Josino da Silva, vice-presidente institucional da Associação de Municípios do Vale Europeu – AMVE e 2º vice-presidente da FECAM, lidera a comitiva de prefeitos da região. 

Organizada pela Confederação Nacional de Municípios - CNM, em parceria com as entidades estaduais e regionais, a Marcha conta com mais de 10 mil inscritos. Em 2023, com o tema “Pacto federativo, um olhar para o futuro, o evento reforça o pedido por diálogo com governos federal e estadual para a solução de problemas pertinentes aos municípios. 

“Os prefeitos mais uma vez se unem para defender pautas municipalistas e estabelecer prioridades e projetos que contribuam com o aperfeiçoamento das políticas públicas disponibilizadas aos cidadãos”, destaca o vice-presidente da AMVE. 

Segundo Arão Josino, a edição da Marcha traz pautas polêmicas e que impactam diretamente nas finanças municipais, tais como a reforma tributária, que precisam de diálogo e olhar voltado ao futuro para garantir o desenvolvimento dos municípios. 

Neste ano, a comitiva da AMVE, liderada pelo prefeito de Ascurra, Arão Josino, é composta também pela prefeita de Benedito Novo, Arrabel Murara e prefeitos de Doutor Pedrinho, Hartwig Persuhn; Gaspar, Kleber Wan-Dall; Guabiruba, Valmir Zirke; Indaial, André Luiz Moser; Pomerode, Ercio Kriek; Rodeio, Valcir Ferrari; os vice-prefeitos de Guabiruba, Cledson Kormann e Timbó, Guilherme Voigt Junior. Participam ainda do evento, secretários e técnicos municipais, vereadores e assessores da AMVE. 

Abertura 

A abertura oficial do evento, realizada na manhã da terça-feira, 28, contou com a presença de representantes municipais, ministros, deputados, senadores, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo.

Em seu discurso, Alckmin disse que os municípios devem ser fortalecidos e falou de pautas prioritárias nas áreas da saúde e educação. Para o vice-presidente, quanto “mais fortalecermos o governo local, que está mais próximo da população, quem ganha é a sociedade”, disse.

O senador Rêgo citou a força do municipalismo e a necessidade de avançar na reforma tributária. Segundo ele, o assunto cobrará “a presença de todos para que possamos construir, definitivamente, algo que possa atender, se não na plenitude do ideal, mas aquilo que fundamentalmente será muito melhor do que aquilo que estamos a nos deparar nas últimas décadas”, pontuou.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, deu voz ao urgente aperfeiçoamento das atribuições e demandas compatíveis com a distribuição dos recursos. Conforme ele, os Entes municipais ficam com a gestão de grande parte das demandas constitucionais da União, porém sem o aporte proporcional de recursos e com pequena parcela do pacto federativo.

A XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios acontece de 27 a 30 de março, na capital federal.

Texto e foto: Michele Prada, ASCOM AMVE.

Com lotação histórica, ALESC instala Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias Anterior

Com lotação histórica, ALESC instala Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias

Comprometimento com a vereança Próximo

Comprometimento com a vereança

Deixe seu comentário